Memorial da América Latina recebe encontro sobre relações entre América Central e Estados Unidos

Programa de extensão universitária Realidade Latino-Americana acontece no dia 8 de maio e discute os efeitos da imigração das caravanas de centro-americanos rumo ao Norte

Publicado em
Memorial da América Latina recebe encontro sobre relações entre América Central e Estados Unidos

O próximo encontro do curso de extensão universitária Realidade Latino-Americana, uma parceria entre o Memorial da América Latina e a Unifesp, acontece no dia 8 de maio, às 14h, sobre o tema "A América Central e a América do Norte: assimetrias e dinâmicas migratórias". A aula será ministrada pelos professores Silvina Romano (UBA) e Raúl Benitez Manaut (UNAM).

A partir de uma perspectiva que considera a busca por esperança na imigração da América Central para a América do Norte em condições precárias, o encontro propõe um duplo desafio: construir um panorama dessa inter-relação, marcada pelas assimetrias, e refletir sobre um dos seus mais palpáveis efeitos colaterais, as caravanas de centro-americanos rumo ao Norte, passando pelo México – um ator relevante nessa triangulação regional.

A Profa. Dra. Silvina Romano irá abordar a assistência para o desenvolvimento provida pelos EUA, atrelada a reformas institucionais neoliberais, que não promoveram justiça social, tendo como base os casos da Guatemala e Honduras no contexto da transição democrática. Na segunda apresentação, o Prof. Dr. Raúl Benítez Manaut falará sobre o seu trabalho de investigação sobre as questões sanitárias, geopolíticas e de securitização da imigração centro-americana para os EUA, em que o México exerce um papel relevante no século XXI.

O curso é on-line e os interessados em participar devem solicitar o link pelo e-mail gruporealidadelatinoamericana@gmail.com

Sobre os professores

Silvina Romano é pesquisadora do Consejo Nacional en Investigaciones Técnicas y Científicas (CONICET) no Instituto de Estudios de América Latina y el Caribe da Universidad de Buenos Aires (IEALC-UBA). É pós-doutora pelo Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e pelo Centro de Investigaciones y Estudios sobre la Cultura y la Sociedad-CONICET. Doutora em Ciência Política pelo Centro de Estudios Avanzados de la Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina. Licenciada em História e Comunicação Social pela UNC. Nos últimos anos, tem pesquisado as relações entre Estados Unidos e América Latina durante a Guerra Fria e na atualidade; crítica à assistência para o desenvolvimento; integração, subdesenvolvimento e dependência na América Latina; democracia e segurança nos Estados Unidos. É membro do Consejo Ejecutivo do CELAG e coordena a Unidad de Análisis Estados Unidos y América Latina.

Raúl Benitez Manaut é professor e pesquisador do Centro de Investigaciones sobre América del Norte da Universidad Nacional Autónoma de México. É membro da ONG mexicana Colectivo de Análisis de la Seguridad con Democracia (CASEDE) e está associado ao Centro Woodrow Wilson (Washington).  Foi professor convidado na Columbia University e na American University. Possui Licenciatura em Sociologia pela UNAM; mestrado em Economia e Política Internacional pelo Centro de Investigación y Docencia Económicas (CIDE) e doutorado em Estudos Latinoamericanos pela UNAM. Suas linhas de investigação abarcam os temas de Segurança Nacional, Defesa, Relações cívico-militares e Relação entre Segurança Nacional e crime organizado no México e Estados Unidos. Faz parte da rede de pesquisadores do Instituto Universitario General Gutiérrez Mellado de Investigación sobre la Paz, la Seguridad y la Defensa, de Madrid, Espanha e da Latin American Studies Association (LASA).

Sobre o programa

O programa Realidade Latino-Americana acontece desde 2014 e propõe ser um espaço de discussão sobre a história e as questões contemporâneas da América Latina por meio de debates com professores de diversas universidades latino-americanas sobre os países da região, desenvolvendo uma pesquisa coletiva.

Os encontros são abertos a estudantes e interessados em aprofundar o conhecimento em temas latino-americanos. 

Serviço:

Curso Realidade Latino-Americana - A América Central e a América do Norte: assimetrias e dinâmicas migratórias
Dia 8 de maio, das 14h às 17h
Encontro remoto pelo Google Meet
Classificação livre
Inscrições e mais informações: gruporealidadelatinoamericana@gmail.com

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.