MISS BOLÍVIA SUPRANATIONAL - Macarena Castillo

Desenhado por Monika Siles: O traje DA MORENADA vestido por Macarena Castillo, lembra a cansativa passagem dos escravos trazidos da África para trabalhar nas minas da Bolívia, o traje é uma sátira à vestimenta de seus opressores, os conquistadores espanhóis.

Publicado em

(Vestuario Monika Siles)
Promociones Gloria

A cor vermelha intensa simboliza o sangue derramado nas profundezas das minas, evocando também os bravos que lutaram contra o colonialismo.
Em primorosa técnica de bordado em fios dourados "de milán dorados", os artesãos bolivianos representam a riqueza do país, narram histórias e lendas de pragas e da Virgem Morena de la Candelaria, padroeira da Bolívia.

MORENA-1n
A blusa tem um lindo condor bordado artesanalmente no peito representando a imortal divindade andina que nos conecta com o céu, enquanto o "matraca" que ela carrega na mão imita o som das correntes que os escravos arrastavam em seus pés. O cocar, as enormes estradas (carreterias) e as anáguas magnificamente decoradas junto com as penas, zombam dos senhores da corte da época, revelando que a roupa também é uma forma de expressão e protesto para contar a história silenciada de nossos ancestrais e sua busca implacável pela liberdade.

MORENA-2n
Fotos: David Condori

VEJA TAMBÉM
Presidente da Bolívia aprova lei para proteger vítimas de feminicídio e estupro
Fé e Cultura - 197º Aniversário da Independência da Bolívia em São Paulo
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.