Monumentos contam história do Brasil em São Paulo

Os monumentos de São Paulo permitem que os visitantes façam uma viagem no tempo para conhecer a história do Estado de São Paulo e do Brasil.

Publicado em
Monumentos contam história do Brasil em São Paulo

Descobrir essa bagagem cultural torna o visitante parte da história, que segue sendo construída. Por meio dela e da preservação das obras, passeios podem ajudar a aprender e a exercer a cidadania.

O Monumento às Bandeiras, localizado no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul da capital, é um marco para a cidade: a obra de 12 metros de altura representa os bandeirantes que desbravaram o país, expandindo as fronteiras do estado.  Ainda no Parque do Ibirapuera, o Monumento a Pedro Álvares Cabral, uma escultura que mede cerca de 5 metros de altura, relembra justamente o descobrimento do Brasil, início de uma história que teve contornos decisivos depois do fim da Colônia (link) e o início do Império (link). Justamente essa passagem é contada com o Monumento à Independência do Brasil, no bairro do Ipiranga, onde D. Pedro I proclamou a emancipação do Brasil de Portugal.

Mais um exemplo de visitação para conhecer um personagem importante de nossa história é o Monumento a Ramos de Azevedo, na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, na  Zona Oeste de São Paulo. Ele foi importante para a capital paulista já nos primeiros anos da República (link) e do início da desenvolvimento do estado que hoje ostenta a maior economia do país. Como arquiteto e urbanista, Ramos de Azevedo destaques da arquitetura da cidade, como por exemplo a Pinacoteca do Estado (link).

Já no século 20, outro marco na história de São Paulo foi a Revolução Constitucionalista de 1932, que tem um monumento também no Parque do Ibirapuera para preservar e contar essa parte da formação do estado: o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, considerado o maior monumento da capital paulista.


Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32
Serviços e informações
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque do Ibirapuera –  Vila Mariana – São Paulo – SP – CEP 04002-010

O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 é um monumento que presta homenagem aos estudantes e soldados mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo. Conhecido também por Obelisco do Ibirapuera, o monumento é projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili e foi construído em puro mármore travertino pelo engenheiro alemão Ulrich Edler. O Obelisco foi inaugurado dia 9 de julho de 1955, tem 72 metros de altura e 1932 metros quadrados, sendo considerado o maior monumento da cidade de São Paulo.


Monumento a Ramos de Azevedo
Serviços e informações
Monumento a Ramos de Azevedo
Av. Prof. Almeida Prado, 532
Cidade Universitária – Butantã –  São Paulo – SP – CEP 05508-280

O Monumento a Ramos de Azevedo é um conjunto escultórico em homenagem póstuma a Francisco de Paula Ramos de Azevedo, um dos nomes mais importantes da arquitetura e urbanismo em São Paulo. A obra, executada pelo escultor ítalo-brasileiro Galileo Emendabili, é de bronze e granito e foi inaugurada em 1934, na avenida Tiradentes, em frente a outra obra de Ramos de Azevedo, a Pinacoteca do Estado. Devido a obras do metrô, em 1967 o monumento foi desmontado e transferido para a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, Zona Oeste de São Paulo, e reinaugurada em 1973.


Monumento à Independência
Serviço e Informações
Monumento à Independência
Praça do Monumento, s/nº
Ipiranga – São Paulo – SP – CEP 04261-050
Tel: (11) 2068 0032
E-mail: museudacidade@prefeitura.sp.gov.br

Situado no Riacho Ipiranga, dentro do Parque da Independência, no Ipiranga, local onde D. Pedro I proclamou a emancipação do Brasil de Portugal, o Monumento à Independência do Brasil é um conjunto escultórico feito em granito e bronze pelo italiano Ettore Ximenes. A obra foi inaugurada dia 7 de setembro de 1922, mas concluída quatro anos depois. Em 1953, uma cripta foi construída no interior do Monumento para abrigar os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas esposas, as imperatrizes D. Leopoldina de Habsburgo e D. Amélia de Leuchtenberg.


Monumento a Pedro Álvares Cabral
Serviços e informações
Monumento a Pedro Álvares de Cabral
Av Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Vila Mariana – São Paulo – SP – CEP 04002-010

Projetado pelo arquiteto Agostinho Vidal da Rocha e esculpido pela artista Luís Marrone, o Monumento a Pedro Álvares Cabral foi inaugurado dia 10 de junho de 1988, no Parque do Ibirapuera, importante área verde de cultura e lazer da cidade de São Paulo. A escultura do descobridor do Brasil tem seu corpo de bronze, mede cerca de 5 metros de altura e representa o início das comemorações no Brasil dos “500 anos do Descobrimento”.


Monumento às Bandeiras
Serviços e informações
Monumento às Bandeiras
Av. Pedro Álvares Cabral, S/N
Parque do Ibirapuera- Vila Mariana – São Paulo – SP – CEP 04002-010

O Monumento às Bandeiras está localizado no Parque Ibirapuera, na área da Praça Armando de Salles Oliveira, e representa os bandeirantes que desbravaram o país no período colonial. Pode-se observar portugueses, negros, mamelucos e índios puxando uma canoa de monções. Encomendada pelo Governo de São Paulo em 1921, a obra do escultor Victor Brecheret só foi inaugurada durante as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo, em 1953. A escultura é composta por 240 blocos de granito − com cerca de 50 toneladas cada − tem 12 metros de altura, 50 metros de extensão e 15 metros de largura.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.