Morenada Bolivia Central, com devoção à Virgem de Copacabana em São Paulo

A "Fraternidad Morenada Bolivia Central", fundada por 14 folclóristas bolivianos, a 18 anos na cidade de São Paulo, tem dedicado sua energia à veneração da virgem de Copacabana, padroeira da Bolívia. Seu trabalho folclórico tem foco principal na promoção da cultura boliviana no Brasil, pais que abriu os braços aos imigrantes bolivianos.

Publicado em

Isaac Lopez, um dos fundadores da fraternidade, acredita que todas as outras fraternidades tem um pouquinho da Bolivia Central, …"todos foram originadas em nosso verso folclórico"… A Morenada Bolívia Central, tem uma diversidade folclórica tão grande que incentiva e apoia o crescimento de outras fraternidades em Brasil, gerando uma competitividade saudável, "…sempre serão apoiados, sempre que manterem nossos princípios de ética"… afirmou o Sr. Issac.



 

"Os nossos filhos começam dançando em outras fraternidades como, tinku, caporal, salay, diablada, porem chegando uma certa idade retornam à nossa Fraternidade Morenada Bolivia Central…" concluiu o Sr. Isaac Lopez.

No sábado 2 de junho, a fraternidade tem realizado a tradicional "RESEPCIÓN SOCIAL", dando inicio com a missa celebrada pelo Pe. Alejandro Cifuentes (México) na Igreja Nossa Senhora da paz, no Bairro da Liberdade em São Paulo.

"LA MORENADA"

A dança tem origem na época colonial inspirada nos escravos, a partir do transporte dos negros trazidos pelos conquistadores espanhóis para trabalho escravo nas minas de prata. Dançada a principio nas zonas do planalto boliviano, onde os dançarinos vestem como negros mascarados com rasgos exagerados. A dança tem ritmo lento e passo cadente (imitando os passos dos escravos africanos acorrentados pelos tornocelos).

Considerada a principal dança boliviana, expostas em todos os "desfiles folclóricos" que acontecem na maioria das cidade na Bolívia, (por exemplo, na cidade de La Paz existem ao menos 246 entradas folclóricas (desfiles folclóricos) anualmente, em cada uma delas não pode faltar a dançada da "Morenada"). Atualmente tem conquistado os cinco continentes, é praticado a 18 anos em Brasil.

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.