No Dia Internacional do Charango, autoridades propõem uma salvaguarda cultural para o instrumento

O salão “Tiwanaku” da Chancelaria boliviana na cidade de La Paz, foi cenário inusitado para os acordes do “charango” (instrumento de corda) e para a voz de Arturo Herrera, professor deste instrumento que com uma interpretação musical encerrou o Encontro Interministerial e Cultural que aconteceu no dia (6) de abril por ocasião do Dia Internacional do Charango.

Publicado em
No Dia Internacional do Charango, autoridades propõem uma salvaguarda cultural para o instrumento

Neste dia também é comemorado mais um aniversário da Sociedade Boliviana do Charango (SBC) fundada em (6) de abril de 1973, entidade que conduziu o encontro com o objetivo de analisar a situação da cultura boliviana em geral e do “charango” em particular. Neste ambiente foi expostas algumas reivindicações e pautas específicas: trabalhar uma proposta para a proteção do patrimônio cultural boliviano e cinco dimensões para proteger o “charango”, a conformação das comissões de trabalho para a promoção, ensino e defesa deste instrumento de cordas na Bolívia.

O evento contou com a presença de representantes das representantes departamentais e regionais da SBC, autoridades e ex-autoridades daquela sociedade. Representando o governo estiveram a Vice-Ministra da Gestão Consular, Eva Chuquimia, e o Vice-Ministro da Descolonização, Pelagio Condori.

No Dia Internacional do Charango, autoridades propõem uma salvaguarda cultural para o intrumento
Eva Chuquimia, Vice-Ministra da Gestão Consular do Estado Plurinacional da Bolívia


A Vice-Ministra Chuquimia expressou que as portas do Ministério das Relações Exteriores e seus consulados estão abertas para o apoio à cultura e para a divulgação musical do “charango”. Nesse sentido, ele afirmou que aguarda propostas da SBC para a realização de shows virtuais no Itamaraty, que podem ser divulgados em plataformas digitais e por meio de consulados no exterior.

No Dia Internacional do Charango, autoridades propõem uma salvaguarda cultural para o instrumento
Salão “Tiwanaku” da Chancelaria boliviana na cidade de La Paz.


Por sua vez, o vice-ministro Condori propôs o GT (grupo de trabalho) para que a Unesco declarasse o “charango” como patrimônio mundial. Em relação ao ensino do charango, a SBC propôs que fosse incluído como disciplina no currículo escolar boliviano.

La Paz, (6) de abril de 2021

fonte: cancilleria.gob.bo

 

Bolívia fecha preventivamente fronteira com o Brasil

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.