Nova equipe consular boliviana em SP promete melhorias no atendimento ao público

Reclamações da coletividade boliviana em SP pelo atendimento do consulado boliviano são entregues para as novas autoridades consulares.

Publicado em

A conjuntura política boliviana tem gerado uma série de mudanças no quadro de funcionários do consulado boliviano na capital paulista. A transição afeitou imediatamente os serviços consulares, que foi percebido de imediato pela comunidade boliviana. Esta inconformidade foi pauta da última reunião do Comitê Eleitoral para Eleição da Federação Boliviana no Brasil que aconteceu no dia 01/02/20, oportunidade que representantes de distintas instituições bolivianas expressaram a moléstia e inconformidade pela péssima atenção da instituição consular em SP. 
 
As queixas foram relatadas num documento que foi entregue para as novas autoridades transitórias do consulado boliviano, a entrega aconteceu na tarde da quinta-feira 13/02/20 nas instalações do Consulado Geral da Bolívia no bairro da Vila Mariana. O porta-voz das instituições bolivianas foi o Sr. Jaime Chuquimia Mamani, presidente da Federação Boliviana no Brasil – FARBB. O documento foi entregue em mãos do Licenciado, Fernando Aquin Avila, vice-cônsul do estado Plurinacional da Bolívia em São Paulo – SP – Brasil.

Jaime Chuquimia Mamani (Presidente da Federação Boliviana), Fernando Aquin Avila (vice-cônsul), Enrique Rocha (Agente Consular).

 

As autoridades consulares que recepcionaram o presidente da Federação Boliviana foram, Fernando Aquin Avila, vice-cônsul da Bolívia, e Enrique Rocha, Agente Consular. A reunião teve uma duração de mais de uma hora, tempo suficiente para justificar o alinhamento do trabalho do consulado junto aos representantes das instituições bolivianas no estado de SP. 
 
Segundo Fernando Aquim, a pedido expresso da presidenta Jeanine Áñez, a equipe consular tem a missão de melhorar em todos os aspetos os serviços e participação social do consulado boliviano perante os cidadãos bolivianos na capital paulista.

Ambas autoridades foram extremamente receptivas, expressando no dialogo a vontade de solucionar e melhorar os serviços consulares, e assim aprimorar o atendimento aos residentes bolivianos em SP. O vice-cônsul Fernando Aquin informou que será priorizada a contratação de maior quantidade de funcionários para cobrir o volume de cidadãos bolivianos que procuram regularizar seus documentos.

Assim queda o quadro de autoridades transitórias do Consulado Boliviano em São Paulo:

Miriam Orellana de Tarifa 
Cônsul do Estado Plurinacional da Bolívia em SP - Brasil;
Luis Alberto Bravo 
Cônsul Geral do Estado Plurinacional da Bolívia em SP - Brasil;
Fernando Aquin Avila 
Vice-Cônsul do Estado Plurinacional da Bolívia em SP - Brasil;
Enrique Rocha L. 
Agente Consular do Estado Plurinacional da Bolívia em SP - Brasil.
 

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.