Óculos embaçados, coçar os olhos, todo cuidado e pouco durante a pandemia

Lágrimas são uma importante via de transmissão do vírus e a conjuntivite pode ser um dos sintomas apresentados pela Covid-19. A preocupação com o contágio pelo novo coronavírus fez com que tomássemos medidas de isolamento necessárias.

Publicado em

É importante salientar que a mania de coçar os olhos também deve ser abolida em tempos de combate à doença.

Lágrimas são uma importante via de transmissão do vírus e a conjuntivite pode ser um dos sintomas apresentados pela Covid-19. Não levar as mãos para a mucosa dos olhos, boca e nariz é tão importante quanto o distanciamento social, principalmente para quem segue nas atividades essenciais.

De acordo com o  técnico em optometria Herbert Reis Burgoa, usar óculos é mais seguro para evitar o contágio. "Existem várias etapas antes de colocar a lente de contato, pois a pessoa pega em vários lugares. No soro, no suporte, na lente, todo esse percurso antes de levar o dedo ao olho pode levar uma mão contaminada para a mucosa do olho. Durante a pandemia, o melhor é usar óculos”, indicou.

O procedimento para uso deve ser o seguinte: lavar, secar e enxugar as mãos; pegar a lente do estojo e lavá-la com a solução própria de limpeza; e, enfim, encaixar a lente no olho. Apenas neste percurso descrito, a mão passa por vários locais, se algum deles estiver infectado com o vírus, o contágio pode ser direto. “É importante frisar que a lágrima é também um fator de risco. Hoje, sabemos que ela contagia. A principal coisa que a gente indica é não botar as mãos no rosto, por conta disso”, ressaltou Hebert. 

Redobre a higiene

De acordo com as autoridades de saúde, um dos sintomas que alertam para o novo coronavírus é a conjuntivite. Inclusive, muitas pessoas já atingidas pelo problema apresentavam esse quadro da inflamação. Tanto é o caso, que quem descobriu a Covid-19 foi um oftalmologista chinês, Li Wenliang. O especialista observou que muitos de seus pacientes em consulta por conta da conjuntivite, na cidade de Wuhan, também apresentavam falta de ar e febre.

Ainda segundo o especialista, esse momento de atenção com a higiene vai reeducar uma população que não toma tantos cuidados. “O que eu acho que virá depois do coronavírus é a consciência que as pessoas estão adquirindo com relação à higiene”, pontuou.

Sabão nas lentes contra embaçamento dos óculos 

O uso de sabão diretamente nos óculos pode danificar as lentes além de irritar a pele e olhos. O mais indicado é comprar lentes econômicos anti embaçamento.

Rede “Óticas La Paz” atende durante a pandemia com hora marcada 

O técnico em optometria Herbert afirmou que as "Óticas La Paz" fazem parte dos serviços que podem trabalhar com hora marcada durante a pandemia nos seguintes contatos: 

Brás - São Paulo - SP
Rua Bresser, 1167 - Brás - BOX 12 (esquina R. Coimbra)
contato@oticaslapaz.com.br
WhatsApp 
(11) 9 9929 2751

 

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.