OMT reconhece Chacas, Chavín de Huántar, Paucartambo, Pozuzo e Taquile como os "Melhores Povoados Turísticos do Mundo"

O ministro do Comércio Exterior e Turismo, Juan Carlos Mathews, anunciou que os povoados de Chacas, Chavín de Huántar, Paucartambo, Pozuzo e Taquile foram selecionados pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como os "Melhores Povoados Turísticos do Mundo" (Best Tourism Villages - BTV, em inglês) em sua edição de 2023.

Publicado em

Eles foram escolhidos entre 260 candidaturas de mais de 60 países, uma clara demonstração da importância desses povoados, que promovem o turismo como um dos motores de seu desenvolvimento e do bem-estar de suas comunidades, além de reconhecer seu compromisso com a sustentabilidade em todos os seus aspectos (econômico, social e ambiental).

"Esta notícia se soma aos esforços que impulsionamos a partir do Mincetur para promover o turismo receptivo e interno no país. O Ministério do Comércio Exterior e Turismo elaborou os expedientes para a candidatura desses povoados. Receber esses reconhecimentos enche de orgulho todos os peruanos", afirmou o ministro Mathews.

Cabe destacar que os povoados de Chacas, Chavín de Huántar, Paucartambo, Pozuzo e Taquile foram reconhecidos como os "Melhores Povoados Turísticos do Mundo" ao superar uma rigorosa avaliação que considerou nove áreas. São elas: Recursos culturais e naturais; Promoção e conservação de recursos culturais; Sustentabilidade econômica; Sustentabilidade social; Sustentabilidade ambiental; Desenvolvimento turístico e integração da cadeia de valor; Governança e priorização do turismo; Infraestrutura e conectividade; e Saúde e Segurança.

orgulho-peru-full

Entre as particularidades dos povoados peruanos reconhecidos, podemos mencionar:

CHACAS: Reconhecido por ser um povoado extraordinário, repleto de história, natureza e tradição artesanal, que mantém vivas suas costumes.
CHAVÍN DE HUANTAR: Destaca-se seu valor patrimonial e cultural.

PAUCARTAMBO: Conhecido pelo singular sincretismo cultural entre o andino e o hispânico, representado em suas danças e crenças.
POZUZO: Conhecido por ser a única colônia Austro-Alemã no país, onde se mantém o equilíbrio entre o legado dos colonos, a natureza, as comunidades e a biodiversidade.

TAQUILE: Pioneiros da arte têxtil, é um povoado que mantém vivas suas tradições ancestrais. Destaca-se, além disso, seu valor cultural.
O anúncio dos povoados vencedores ocorreu no contexto da XXV Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, que está ocorrendo na cidade de Samarcanda (Uzbequistão). Representando nosso país, a vice-ministra do Turismo, Madeleine Burns, esteve presente.

INGRESSO EM LISTA IMPORTANTE

Os povoados de Chacas, Chavín de Huántar, Paucartambo, Pozuzo e Taquile, além de receberem um prêmio, poderão promover seus destinos com o logotipo de "Melhores Povoados Turísticos do Mundo" em todos os seus materiais e atividades de comunicação.

Eles também obtêm visibilidade e reconhecimento internacional como exemplos notáveis de destinos de turismo rural que preservam e promovem suas paisagens, conhecimentos, diversidade biológica e cultural, valores e atividades locais, incluindo sua gastronomia, e que têm um compromisso claro com a sustentabilidade.

DADO

Cabe ressaltar que o Peru foi o país mais premiado com 5 povoados na edição de 2023 e, pelo terceiro ano consecutivo, recebeu prêmios. Seguido por China e Portugal, que possuem 4 povoados premiados.

Através do Mincetur, apresentamos oito povoados de todo o Peru, por meio de um trabalho articulado e do apoio dos governos locais, os dossiês foram enviados à OMT para sua respectiva avaliação. Finalmente, cinco foram escolhidos como os "Melhores Povoados Turísticos do Mundo": Chacas, Chavín de Huántar, Paucartambo, Pozuzo e Taquile; e dois foram considerados no "Programa Upgrade": Yanque e Sarhua.

Como se lembrarão, o primeiro destino premiado como "Melhor Povoado Turístico do Mundo" foi Ollantaytambo, em dezembro de 2021. No final de 2022, Lamas e Raqchi também receberam essa distinção.

fonte: OFICINA DE COMUNICACIONES Y PROTOCOLO
MINISTERIO DE COMERCIO EXTERIOR Y TURISMO 

VEJA TAMÉM
AMIGA
GUZGUIA

A história de Maria 2440

A história de Maria

Não existe final feliz com o trabalho infantil doméstico - Mas nós podemos mudar essa realidade. Denuncie o trabalho infantil doméstico! Disque 100

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.