Os desafios de uma mulher imigrante andina - Quipus Podcast - #EP12

Deixar o filho pequeno trancado na oficina de costura "PRA NÃO INCOMODAR", não ter direito de ir ao banheiro e violências de médicos que não queriam atende-la afirmando que "BOLIVIANAS FEDIAM" foram alguns relatos que contou Miriam Guarachi, mulher, mãe, costureira, imigrante andina em São Paulo.

Publicado em
Os desafios de uma mulher imigrante andina - Quipus Podcast - #EP12

O episódio, lançado no mês da mulher, expõe uma problemática antiga, e denuncia a situação de vulnerabilidade das mulheres migrantes, que tendem a procurar menos ajuda de órgãos oficiais quando expostas a situações de violência. A barreira linguística, falta de rede de apoio, preconceito sofrido pela condição de imigrante nos serviços de saúde, medos, desconfiança quanto aos serviços estatais são fatores que desencorajam a denúncia. Essa situação é ainda pior para mulheres em situação irregular.

Além disso, o enfoque nessas questões culturais pode levar a uma desresponsabilização do Estado por outras condições sociais, como emprego, moradia, saúde e educação.

Sendo a violência já um assunto negligenciado, tal obscurantismo é ainda mais marcante quando falamos de mulheres, imigrantes, não brancas, sem documentos.


Arte da capa: @_espejismo_ (Instagram)
Me siga no twitter: @muquchinchi

VEJA TAMBÉM
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022
Mulher policial (GCM) pede para as imigrantes denunciar a violência contra elas
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022

Publicidade
Ônibus com bolivianos é atingido por carreta e deixa 4 mortos e um ferido na MS-040
Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.