Posse dos novos integrantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Imigrantes

A posse dos novos conselheiros ocorreu sem a presença de público, atendendo às medidas de prevenção contra a Covid-19, e foi transmitida pelo canal da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania no YouTube. A solenidade foi seguida por um sarau cultural, na noite de sexta-feira (25) de junho de 2021.

Publicado em

Conselho Municipal de Imigrantes

No final do dia, ocorreu no Museu do Futebol, no bairro paulistano do Pacaembu, a posse dos novos integrantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Imigrantes. A eleição ocorreu em maio passado, em formato híbrido (online e presencial), apenas com o voto de imigrantes residentes na capital paulista. A apuração dos votos foi transmitida pelas redes sociais do Conselho.

Veja abaixo as instituições e imigrantes (pessoas físicas) que vão compor o Conselho Municipal de Imigrantes até 2023

Segmento A: instituições de apoio a imigrantes
– Titulares: CAMI (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante e Refugiado) e Missão Paz; 
– Suplentes: Associação Impacto Saúde e Associação Comunitária São Mateus

Segmento B: coletivos e associações de imigrantes
– Titulares: Presença de América Latina, PDMig/África do Coração e Associação Senegalesa de São Paulo
– Suplentes: União Malinesa em São Paulo, Equipe de Base Warmis e Centro de Estudos e Cultura da Guiné

Segmento C: imigrantes pessoa física
– Titulares: Yoo Na Kim (Coreia do Sul), Hortense Mbuyi (República Democrática do Congo) e Daniel Kiala Diazambi (Angola)
– Suplentes: Cheikhou Cissé (Senegal), Teresa Adão João Sebastião (Angola) e Frida Córdova (Bolívia).

Posse dos novos integrantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Imigrantes
Integrantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Imigrantes durante cerimônia de posse em São Paulo. (Foto: Divulgação).

 

Em atividade desde outubro de 2017, o Conselho Municipal de Imigrantes é um órgão consultivo e paritário que tem com o objetivo participar da formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas voltadas à população imigrante da capital paulista.

O Conselho se reúne mensalmente para debates pautas que dialoguem diretamente com questões de políticas públicas para imigrantes. Desde abril de 2020, os encontros passaram a ser virtuais. Qualquer pessoa pode acompanhar tais reuniões, bastando acessar o link que é divulgado nas redes sociais do CMI.

Uma das tarefas do Conselho Municipal de Imigrantes é acompanhar e cobrar do poder público municipal a implementação do Plano Municipal de Poíticas para Imigrantes. Oficializado em agosto de 2020, ele é composto por 80 metas a serem cumpridas pela Prefeitura até 2024. Estão previstos ainda dois momentos de prestação de contas sobre o andamento do cronograma, para 2022 e 2024.

Segundo dados do Observatório de Migrações, o município de São Paulo tem uma população imigrante composta por 367.043 pessoas em situação regular. A maior parte deste grupo populacional é composto por bolivianos (99.993 pessoas), seguidos por chineses (26.039), haitianos (20.042) e peruanos (17.097), entre outras nacionalidades. A maioria desta população é composta por homens (60,3%).

fonte: migramundo.com

Veja também:
Posse dos novos integrantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Imigrantes

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade

Deixe um comentário