Prof. Fernando Altemeyer, recomenda leitura para comuncaidores sociais imigrantes

Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), foi a dica de leitura para comunicadores imigrantes, sugerida pelo Prof. Fernando Altemeyer Junior.

Publicado em
Prof.  Fernando Altemeyer, recomenda leitura para comuncaidores sociais imigrantes

A desconstrução do imaginário enlatado americano cheio de "clichês" que desvaloriza a originalidade do ser humano, deve ser uma base na comunicação dos meios comunitários de imigrantes. Esta desconstrução pode ser orientada mediante a leitura do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.

A questão foi abordada quando o Prof. Fernando alertou que devemos fortalecer as articulações de redes dos imigrantes, fomentando o combate na perda de identidade dos jovens integrantes, além de perpetuar e registrar as histórias de vidas de imigrantes de todas as idades.

A dica foi dada pelo Prof. Fernando Altemeyer na transmissão da (Assembleia do CAMI) na tarde de sábado (7) de agosto de 2021.

Prof.  Fernando Altemeyer, recomenda leitura para comuncaidores sociais imigrantes

link para download

Paulo Freire: 17 livros para baixar em PDF

O patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire, completaria hoje, 19 de setembro, 99 anos. O educador tornou-se referência na educação mundial e brasileira por sua teoria do conhecimento, sua coerência e ética, além da forma com a qual educava, sempre priorizando o diálogo e o respeito na busca de um mundo, como ele mesmo dizia “menos feio, mais justo, menos malvado e onde fosse menos difícil amar.”

Freire nasceu em Recife, no dia 19 de setembro de 1921. Ao longo de sua trajetória tornou-se um dos mais importantes pensadores do século XX. Devido a sua prática político-pedagógica libertadora, considerada subversiva no período da ditadura, viveu exilado por 16 anos (1964-1980).

Prof.  Fernando Altemeyer, recomenda leitura para comuncaidores sociais imigrantes

Sempre defendeu que o objetivo da escola é ensinar o aluno a “ler o mundo para poder transformá-lo”. Para ele, os educadores(as) devem levar os alunos a conhecer os conteúdos, mas não como verdade absoluta. Dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas.

“Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”, ressaltava. Isso implica em um dos seus princípios fundamentais: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. Ou seja, em sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, um com o outro e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar.

O educador pernambucano foi homenageado em muitos países e publicou dezenas de obras, traduzidas em mais de 20 idiomas. Recebeu 39 títulos de Doutor Honoris Causa – 34 em vida e cinco in memoriam – e mais de 150 títulos honoríficos e/ou medalhas. Em 2012, foi declarado patrono da educação brasileira.

Leia a versão completa:
Fonte: cpers.com.br

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.