Projeto de Capoeira Criança Feliz no dia da Consciência Negra no Memorial

O Memorial da América Latina no Dia da Consciência Negra recebeu o maior encontro de capoeira da América Latina.

Publicado em

Neste universo de valorização do ser humano, o projeto do Grupo de Capoeira Criança Feliz que atua na cidade de Mogi Mirim em SP, traz explicitamente um viés de inserção e valorização de crianças em estado de risco. O projeto pode ser acompanhado pela página: https://www.facebook.com/waltinhoviviane.teixeira

A Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que teve origem no século XVIII, ainda sob regime escravista. Misturando em uma espécie de ritual movimentos de artes marciais, dança e música, desenvolveu-se como forma de sociabilidade, solidariedade e estratégia de defesa entre os africanos escravizados. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo o território nacional, além de ser praticada em mais de 160 países, em todos os continentes. Por sua importância cultural e histórica, a Roda de Capoeira o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan, em 2008. Em 2014, a Unesco reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O evento é uma realização da Fundação Memorial da América Latina, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Federação Paulista de Capoeira, Confederação Brasileira de Capoeira, Faculdade Zumbi dos Palmares, Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, apoio da Rádio Transcontinental FM.

O Capoeira Liberdade 7850

O Capoeira Liberdade

Livro, "O Capoeira Liberdade" foi lançado no Dia da Consciência Negra no Memorial da América Latina, no domingo 20 de novembro em São Paulo.

Deixe um comentário