Projeto de Capoeira Criança Feliz no dia da Consciência Negra no Memorial

O Memorial da América Latina no Dia da Consciência Negra recebeu o maior encontro de capoeira da América Latina.

Publicado em

Neste universo de valorização do ser humano, o projeto do Grupo de Capoeira Criança Feliz que atua na cidade de Mogi Mirim em SP, traz explicitamente um viés de inserção e valorização de crianças em estado de risco. O projeto pode ser acompanhado pela página: https://www.facebook.com/waltinhoviviane.teixeira

A Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que teve origem no século XVIII, ainda sob regime escravista. Misturando em uma espécie de ritual movimentos de artes marciais, dança e música, desenvolveu-se como forma de sociabilidade, solidariedade e estratégia de defesa entre os africanos escravizados. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo o território nacional, além de ser praticada em mais de 160 países, em todos os continentes. Por sua importância cultural e histórica, a Roda de Capoeira o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan, em 2008. Em 2014, a Unesco reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O evento é uma realização da Fundação Memorial da América Latina, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Federação Paulista de Capoeira, Confederação Brasileira de Capoeira, Faculdade Zumbi dos Palmares, Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, apoio da Rádio Transcontinental FM.

O Capoeira Liberdade 18380

O Capoeira Liberdade

Livro, "O Capoeira Liberdade" foi lançado no Dia da Consciência Negra no Memorial da América Latina, no domingo 20 de novembro em São Paulo.

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.