Próximo Clube de Leitura do Memorial da América Latina terá como tema a Zooliteratura

Maria Esther Maciel faz a abertura do ciclo no dia 28 de agosto, às 10h, com a leitura de seu conto “Xavier”

Publicado em
Próximo Clube de Leitura do Memorial da América Latina terá como tema a Zooliteratura

O Memorial da América Latina dá início à terceira edição do Clube de Leitura Ler a América Latina, a partir de agosto, com o tema Zooliteratura. A proposta é apresentar obras latino-americanas em que os animais são representados como seres dotados de inteligência, sensibilidade e sabedoria, bem como a complexidade de suas relações com os humanos.

O termo foi criado pelo filósofo Jacques Derrida, para definir a presença de animais na produção de alguns autores e abre espaço para se pensar em um conjunto de obras literárias em que a presença do animal ultrapassa o lugar convencional.

O primeiro encontro do novo ciclo apresenta o conto “Xavier”, de Maria Esther Maciel, dia 28  de agosto, às 10h. O título faz referência ao nome dado ao cachorro vira-lata, encontrado pelo personagem Jafe, revirando o lixo na rua. Jafe se comove com a cena e resolve levar o animal para casa. A obra integra a publicação O Livro dos Nomes, editado pela Companhia das Letras.

No segundo encontro, em setembro (25), a conversa será sobre o conto “A lebre dourada”, de Silvana Ocampo (Argentina). Em outubro (23), será discutido “Os porcos”, de Julia Lopes de Almeida e, em novembro, o encontro encerra o clico com “O gato”, de Alfonso Hernández Catá (Cuba).

Os encontros acontecem sempre aos sábados, por meio da plataforma Zoom, das 10h às 11h30. O link para acessar os contos selecionados para o projeto será enviado por e-mail para todos os inscritos.

O link para acessar a plataforma será enviado aos participantes por e-mail 15 minutos antes de cada encontro. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%). As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, clique aqui. 

Sobre Maria Esther Maciel

Maria Esther Maciel foi professora titular de literatura comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora colaboradora de teoria literária na Unicamp Foi cronista semanal do Caderno de Cultura, do jornal Estado de Minas, entre 2011 e 2014. É coordenadora editorial da Revista Olympio – literatura e arte. Recebeu menção especial no Prêmio Casa de las Américas 2009. Foi uma das representantes do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt, em 2013. Participou da mesa “O Falcão e a Fênix”, na Feira Literária de Paraty, em 2016. Tem artigos e textos literários publicados em vários periódicos do Brasil e do exterior.

O Clube de Leitura
O Clube de Leitura Ler a América Latina é um projeto do Memorial da América Latina, por meio do Centro de Estudos Brasileiros da América Latina (Cbeal), que tem o objetivo de fomentar a discussão sobre literatura latino-americana. Já foram temas do programa “Literatura Fantástica” e “Mulheres Contam”, sobre literatura feminina.

A atividade também está relacionada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao Objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).

Programação 

28 de agosto
“Xavier”, de Maria Esther Maciel (Brasil), com a presença da autora

25 de setembro
“A lebre dourada”, de Silvina Ocampo (Argentina)

23 de outubro
“Os porcos”, de Julia Lopes de Almeida (Brasil)

27 de novembro
“O gato”, de  Alfonso Hernández Catá (Cuba)

Serviço:
Clube de Leitura Ler a América Latina – Zooliteratura na América Latina
Dia 28 de agosto, às 10h
“Xavier”, com Maria Esther Maciel (Brasil)
Plataforma: Zoom (link enviado um dia antes de cada encontro)
Certificados: frequência mínima de 75% dos encontros do ciclo
Inscrições: https://forms.gle/CYU2JV3hxBfZ9D5V9

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.