Residentes exigem mudança de cônsul e funcionários

Centenas de bolivianos residentes em São Paulo, Brasil, farão uma prorrogação no dia 28 deste mês para exigir do governo de Luís Arce a mudança do cônsul boliviano, Rolando Bulacios, e do pessoal, porque segundo eles , não atendem às suas necessidades, anuncia o dirigente Hidalgo Rojas Tancara.

Publicado em

Página Siete / La Paz

“Neste 28 de agosto vamos ter uma prorrogação para mostrar nossas necessidades e, principalmente, para exigir que nosso governo boliviano faça uma mudança total na repartição consular, porque seus funcionários em São Paulo não dão atenção à comunidade boliviana, que se sente órfã ”, acrescentou.

Para este dia pretende-se aprovar uma resolução da comunidade boliviana no Brasil, que será enviada à Embaixada da Bolívia e Chancelaria da Bolívia.

DOCUMENTAÇÕES

Uma das principais dificuldades que os bolivianos enfrentam em São Paulo, segundo Rojas, é que eles não conseguem acessar seus procedimentos pessoais de maneira efetiva no consulado.

“Para ter acesso a qualquer serviço, eles nos pedem documentos (de residência), mas para ter acesso a esse documento nos pedem certificados de origem atualizados e esse processo no consulado leva cerca de três ou quatro meses. Enquanto isso, não podemos ter acesso a saúde ou assistência nos bancos ”, afirma o representante.

Após O ämpliado", os bolivianos no Brasil aguardam a troca de autoridades consulares e coordenação com o Governo da cidade de La Paz.

fonte: paginasiete.bo

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.