Variações Bemberg

Mostra de cinema presencial e online en celebração ao centenário de María Luisa Bemberg. ECOS BEMBERGIANOS de 03 a 08 de maio / MARÍA LUISA BEMBERG 100 ANOS de 16 de maio a 16 de junho.

Publicado em
Variações Bemberg

Neste 2022, a cineasta argentina María Luisa Bemberg faria cem anos. Sua excepcional obra cinematográfica, desenvolvida entre os anos 1970, 1980 e início dos 1990, foi uma novidade fulgurante no contexto latino-americano tanto por questões formais, estéticas e discursivas, quanto por questões temáticas e políticas, que estão ligadas às formas de trabalhar com os gêneros cinematográficos (em particular, o melodrama) e com a abordagem de reivindicações feministas que focalizam a autonomia sexual das mulheres.

Em celebração a seu centenário de nascimento, gostaríamos de convidá-lxs a prestigiar a mostra VARIAÇÕES BEMBERG, que conta com curadoria de Julia Kratje e minha. O evento começa amanhã e a programação está dividida em duas partes:

1. ECOS BEMBERGIANOS
De 03 a 08 de maio, presencial, no Centro Cultural São Paulo, reúne cineastas que começaram a filmar nos anos 1990 ou nas décadas seguintes, e cujos filmes podem ser vistos em conexão com a obra de Bemberg, seja através de continuidades poéticas e políticas ou de modulações e rupturas. Com longas de Lucrecia Martel, Ana Katz, Anahí Berneri, María Victoria Menis e Inés María Barrionuevo.

2. MARÍA LUISA BEMBERG 100 ANOS
De 16 de maio a 16 de junho, online em ccsplay.com.br. Com dois curtas e quatro longas-metragens de María Luisa Bemberg, é a primeira retrospectiva que reúne quase todos os seus filmes. Disponível para todo o Brasil.

Todas as exibições são gratuitas.

Aqui, vocês podem explorar mais textos sobre Bemberg e outras informações sobre a mostra e seus filmes: https://buenaondaproducoes.wixsite.com/variacoesbemberg

 

VEJA TAMBÉM
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022
Marcelo Moreno surprende a imigrantes bolivianos no Paraguai
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022

Publicidade
Variações Bemberg 31720

Variações Bemberg

Mostra de cinema presencial e online en celebração ao centenário de María Luisa Bemberg. ECOS BEMBERGIANOS de 03 a 08 de maio / MARÍA LUISA BEMBERG 100 ANOS...

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.