VISITA "AS MULHERES DO CASARÃO"

Como forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Museu da Energia de São Paulo promove no sábado, 7 de março, a visita mediada "As mulheres do casarão".

Publicado em
VISITA

O roteiro de visita apresentará a história do casarão centenário que abriga o Museu da Energia de São Paulo e das mulheres que passaram ou viveram na edificação, como a maestrina Hugueta Sendacz, ex-aluna do Colégio Stafford, internato feminino instalado no local entre 1925 a 1951.

A ação, que terá início às 14 horas, contará com a presença de Hugueta para um bate-papo com o público. Hoje com 92 anos, a maestrina participou da fundação da Casa do Povo, no Bom Retiro, onde é regente do Coral Tradição, que explora um repertório de músicas folclóricas e populares na língua ídiche. A Casa do Povo foi fundada nos anos 1940 pela comunidade judaica instalada no bairro e vinda, em especial, da Europa Oriental.

Em um período de domínio de instituições de ensino católicas em São Paulo, o colégio instalado onde hoje está o Museu da Energia era considerado moderno, liberal e atendia, também, meninas de famílias de imigrantes, em especial às judaicas originárias do Leste Europeu. A diretora e dona da escola, Blandina Ratto, ainda acolhia e educava, gratuitamente, crianças dispostas a estudar, e por seu trabalho social na cidade, foi homenageada com o nome de uma rua no bairro Butantã.

A ação é gratuita e é necessário se inscrever pelo e-mail [email protected]


SERVIÇO:
Local: Museu da Energia de São Paulo
Data: 07/03/2020 a 07/03/2020
Horários: 14 horas
Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos
Mais Informações: 11 3224-1489

Deixe um comentário