Inscrições Compareça no domingo, 26 de maio de 2024, às 14:00h, Em frente a Praça Kantuta – Canindé, São Paulo – SP (em frente ao IFSP – Rua Pedro Vicente, 625, Portão A).
Publicado em 23/05/24 às 21:12h
Convidamos estudantes migrantes ou filhos/as de migrantes, com idade de 9 a 16 anos, para participarem de Oficinas Educacionais e Culturais no IFSP.
ATENÇÃO: Vagas limitadas a 15 alunos.
Documentos necessários:
RNE/RNM/RG (identidade ou protocolo) da criança e de dois pais ou responsável.
CPF da criança e de dois pais ou responsável.
Comprovante de endereço atualizado.
Número de registro escolar da criança (solicitar na escola).
Certificado de vacinação contra COVID-19.
Número de telefone para contato.
Projeto PertenSer PertenSer: construção de interculturalidade com crianças migrantes
.
.
Dedicado a crianças e adolescentes migrantes e/ou filhos/as de migrantes, com idade entre 9 e 15 anos, que vivem no entorno do campus São Paulo e ao amadurecimento profissional e social da comunidade interna do IFSP. Partindo da discussão de textos relacionados à educação intercultural crítica e à pedagogia decolonial, pretendemos propiciar aos alunos bolsistas uma experiência de ampliação da formação acadêmica, por meio da interação com a sociedade.
.
.
Os encontros pedagógicos ocorrem aos sábados, no próprio campus, e, eventualmente, em espaços públicos de cultura, educação e lazer da cidade de São Paulo. Em 2023, sempre com base em nossas leituras e discussões, a partir de uma escuta ativa e sempre buscando a ludicidade, trabalhamos em nossos encontros temas como migração, povos indígenas, racismo, bullying, entre outros, além de oficinas de Artes e uma visita ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Essas atividades propiciaram socialização, pertencimento e construção de conhecimento. O projeto pretende receber crianças imigrantes principalmente nas escolas do entorno do Campus São Paulo | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, localizado na R. Pedro Vicente, 625 – Canindé, São Paulo (em frente à Praça Kantuta).