Festival Internacional de Dança é vitrine para o mundo

4º FIPOA está com inscrições abertas e já distribuiu mais de 400 bolsas nacionais e internacionais.

Publicado • 12/03/25 às 15:48h

Imagine se apresentar para jurados das principais companhias mundiais, da França, da Itália, dos Estados Unidos, do Canadá, da Alemanha e da Holanda e ainda concorrer a bolsas de estudo nesses países. É isso o que FIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre proporciona aos seus participantes. O festival está com inscrições abertas para bailarinos de todo o Brasil e da América Latina até o dia 30 de março. O regulamento completo e as inscrições estão disponíveis no site www.fidpoa.com. O 4º FIDPOA será realizado de 25 a 31 de agosto no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.

.

Carlla-Bublitz---Cesar-Rodrigues
Carlla Bublitz idealizou o prêmio com o objetivo de trazer os grandes nomes da dança do mundo para reconhecer os talentos do Brasil e da América Latina. – César Rodrigues

.

O 4º FIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre é apresentado pelo Ministério da Cultura e Grupo Zaffari e tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio master do Grupo Zaffari, e patrocínio da Lactalis Brasil e do Icatu Seguros.

Criado em 2018, o FIDPOA chega a 4ª edição com números impressionantes. Em suas três edições anteriores contou com mais de 4.500 participantes de todo o Brasil e do exterior. O Festival trouxe grandes nomes da dança de 15 países que tiveram o papel de avaliar esses talentos da dança. Além disso, distribuiu mais de 400 bolsas nacionais e internacionais e mais de 1 milhão em prêmios.

.

.

O Festival nasceu do sonho da fundadora Carlla Bublitz, que está à frente da escola de dança Ballet Vera Bublitz, ao lado de sua mãe, Vera. “Durante muitos anos, levamos nossos prodígios da dança para testes e cursos nas principais companhias do mundo. Muitos fizeram carreira no exterior e ainda fazem. Com o FIDPOA, invertemos a lógica e trazemos para o Brasil os principais ícones da dança mundial que vêm para o país como jurados para prospectar nossos talentos”, conta Carlla.

O FIDPOA é uma oportunidade única para milhares de brasileiros e latino-americanos que fazem da dança seu projeto de vida. É uma vitrine internacional que se abre a partir de um festival realizado no Brasil. As inscrições estão abertas para bailarinos de 9 a 35 anos, dependendo da categoria. Os interessados podem se inscrever em ballet clássico de repertório, ballet clássico livre, dança contemporânea, jazz e danças livres, como danças urbanas, danças tradicionalistas e danças de salão, entre outras. A seleção é feita por vídeo e podem se inscrever em categorias solo, duos, trios e conjuntos. Os bailarinos são avaliados em artisticidade e técnica, escolha de repertório e desenvolvimento coreográfico.

.

Rui-Cesar-Cruz---estudiodanielmartins-X0Q9830
Rui Cesar Cruz venceu as duas primeiras edições e agora brilha em uma companhia dos Estados Unidos. – Estúdio Daniel Martins

.

Na trajetória de premiações, alguns nomes que passaram pelo festival já conquistaram espaços no mundo. É o caso do carioca Rui César Cruz, melhor bailarino do FIDPOA em 2018 e em 2019, que veio do Grupo Cultural de Dança – Iha, no Rio de Janeiro, e agora integra o Miami City Ballet, nos Estados Unidos.

Além do Festival

O FIDPOA é mais do que uma vitrine para os talentos da dança. É também uma oportunidade de aprendizado. Isso porque boa parte dos ícones mundiais de ballet que virão para o Brasil para serem jurados também oferecerão Master Classes não só para os participantes da mostra competitiva, mas também para quem se inscrever e quiser aprender com os grandes mestres.

.

Jurados-Internacionais-FIDPOA---Estudio-Daniel-Martins
Jurados internacionais de países como Rússia, Itália, França e EUA já participaram do festival. – Estúdio Daniel Martins

.

4º FIDPOA – Festival Internacional da Dança de Porto Alegre
Data: 25 a 31 de agosto
Local: Teatro do Bourbon Country
Inscrições para a Mostra Competitiva:
www.fidpoa.com
Período: até 30 de março
Instagram: @fidpoa

.

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print