Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Aimaras apoiam reinvindicação de Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo

Aimaras apoiam reinvindicação de Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo

Indígenas de distintas etnias protestaram na Avenida Paulista, em São Paulo, pedindo a revogação da portaria do Ministério da Justiça que anulou a declaração da Terra Indígena Jaraguá, no Norte da capital.

Entre as etnias da América Latina presentes na marcha podemos destacar, aymaras e guarayos bolivianos, mapuches chilenos e guaranis paraguaios.

O ato aconteceu na noite de quarta-feira (30) de agosto.

 

 

INDIGENAS AIMARAS, APOIAM IRMÃOS BRASILEIROS

 

Juan Cusicanki de 50 anos e Cesár Chui Quenta de 48 anos. Aimaras bolivianos, moram em São Paulo, artistas e ativistas indígenas utilizam a cultura e folclore dos povos originários da região, promovendo a paz e união dos povos latino-americanos em Brasil.

Juan e Cesár, ativistas culturais aimaras, compartilharam seu apoio à reivindicação dos índios brasileiros na reintegração das Terras Jaraguá. O apoio teve presença da "wiphala",  bandeira de origem andina. A palavra tem origem nas palavras da língua aimará eiphay, que é uma expressão de alegria, e phalax, que é o sonho produzido por conduzir uma bandeira. As cores se originam no arco-íris, tomado como referência pelos antepassados andinos, para mostrar a composição e estrutura dos emblemas e organizar a sociedade comunitária e harmónica dos Andes.