Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

MEDO, índios brasileiros pedem ajuda aos povos da América Latina

MEDO, índios brasileiros pedem ajuda aos povos da América Latina

Índios brasileiros cultivam o temor após atitudes do novo governo brasileiro.

Maria Poty, líder indígena do Jaraguá (SP) deu a conhecer o temor das aldeias brasileiras, após propostas de demarcação da terras, e mudanças nas políticas indígenas em Brasil. "Nós lutaremos pelos nossos direitos expondo nossas vidas se for necessário" afirmou a líder Indígena.


NOTÍCIAS DO DESRESPEITO CONTRA ÍNDIOS BRASILEIROS, ULTRAPASSA FRONTEIRAS

O comentário infeliz de Rodrigo Amorim, deputado estadual do RJ, chegou aos jornais de vários países, com a frase em que afirma "Aldeia Maracanã é lixo urbano… Quem gosta de índio, que vá para a Bolívia, que, além de ser comunista, ainda é presidida por um índio".

 

Maria Poty, afirma que chegou a hora de fortalecer anuirão dos povos indígenas da América Latina, "se os parentes de outros países precisarem da nossa ajuda, nós daremos nossa ajuda, e se nós precisarmos de ajuda esperamos a ajuda dos parentes de outros países" unidos não permitiremos a violência contra os verdadeiros donos da terra.

 

 

Brasil é líder disparado no genocídio de índios na América Latina

Livro "O Mundo Indígena na América Latina - Olhares e Perspectivas", lançado na USP, aponta que problemas como exclusão não foram superados

No contexto da América Latina, o Brasil é um país diferente em vários aspectos. Pela dimensão continental, pelo idioma e também pela maneira com que lidou com a população indígena desde a chegada dos colonizadores.

Em território brasileiro, os índios praticamente foram extintos. Atualmente, a população indígena brasileira é bem menor do que a existente na época do Descobrimento.


Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio) um milhão de índios estão espalhados pelo País, em 250 etnias que vivem em apenas 13,8% do território nacional.