Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Terremoto de 7,8º sacode costa do Equador, destruição generalizada

Terremoto de 7,8º sacode costa do Equador, destruição generalizada

Terremoto de magnitude 7,8º na costa do Equador mata 233 pessoas


Destruição generalizada tem sido relatada em torno do epicentro do forte terremoto de 7,8º de magnitude na escala Richter que atingiu a costa do Equador no sábado à noite. Um alerta sobre um possível tsunami também foi emitido pelo governo do país.


Um terremoto de magnitude 7,8º na escala Richter foi registrado na costa do Equador, em uma região próxima à cidade de Muisne, no noroeste do país, neste sábado (16). O governo reporta que em princípio, 233 pessoas morreram por causa do fortíssimo tremor.

 

 

Governo declarou estado de exceção em seis províncias no país. Região atingida fica perto da cidade de Muisne, a 173 quilômetros de Quito. O terremoto foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original).


“Tivemos 16 pessoas falecidas na cidade de Portoviejo, 10 em Manta, duas na província de Guayas”, disse o vice-presidente, Jorge Glas em uma coletiva de imprensa.


O governo equatoriano decretou estado de exceção “para manter a ordem” nas províncias de Esmeraldas, Lor Ríos, Manabí, Santa Elena, Guayas e Santo Domingo.


O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico afirma que grande parte da possibilidade de tsunamis em um raio de 300 quilômetros do epicentro já passou.


A Reuters afirma que partes da capital Quito, a 173 quilômetros da região atingida, ficaram sem energia elétrica por alguns momentos. Segundo a agência de notícias afirma que o governo relata “danos consideráveis” no epicentros e em outros locais, como a cidade de Guaiaquil.


O presidente do Equador, Rafael Correa, publicou em sua conta no Twitter que as autoridades estão avaliando os danos. Ele está em visita a Roma, na Itália.


Correa avisa que não há evidências de tsunamis, mas recomenda manter distância de áreas costeiras. De acordo com o jornal equatoriano “El universo”, o tremor foi sentido por cerca de 50 segundos.


Na cidade no sudoeste do Equador  de Santa Elena, uma estação de tratamento de água, Aguapen, foi desligads para que ele possa ser verificado se sofreu danos após o terremoto. Danos a casas também tem sido relatada em San Antonio e Cadeate na Rota Spondylus, bem como em Libertador Bolívar.


Em Santo Domingo não há serviço de eletricidade. A falta de energia também foram relatados em Loja e Ambato, enquanto o serviço de telefonia celular foi suspenso. Além disso, uma antena de comunicação caiu em El Oro.

 

 

Veja os links onde você pode fazer sua doação

Doação oficial do governo do Equador (AQUI)

Doação CARITAS (AQUI)

Doação UNICEF (AQUI)

 

Mulher chora diante de casa destruída pelo terremoto no Equador na cidade de Pedernales.

foto: Dolores Ochoa/Associated Press.

fonte: http://g1.globo.com e https://www.rt.com