Planeta América Latina - Eventos, Promoções e Novidades!

Confira os eventos, promoções e novidades em sua cidade. Aqui, no Planeta América Latina!

Tudo preparado para o Carnaval de Oruro 2016

Tudo preparado para o Carnaval de Oruro 2016

O Carnaval de Oruro 2016 começa no sábado 05 de fevereiro de 2016.



AGENDA. De acordo com o presidente da ACFO, Jacinto Quispaya, em (25/10)  aconteceu a cerimônia para inaugurar as atividades do Carnaval de Oruro 2016.

Assim, a autoridade anunciou o cronograma de atividades que começa na próxima Sexta-feira (23/11), com a PRIMEIRA VELADA em honra a "Virgen del Socavón", a ser realizada nas dependências da da ACFO.

As atividades continuarão no domingo, (8/11), na qual os 52 conjuntos folclóricos vai participar no primeiro convite.

No sábado (21/11) a eleição preliminar da PREDILETA 2016 (princesa 2016); e na sexta-feira (27/11) será a eleição final da PREDILETA 2016.

Na terça - feira (19/1/2016), será comemorado o aniversário da ACFO.

Domingo (31/01), o último convite com todas as conjuntos folclóricos participantes.

Segunda-feira (01/02) honra da "Virgen de Socavón" ou "Virgen de la Candelaria".

Sábado (06/02) peregrinação, um dia antes do (07/02) domingo de carnaval.


FOLCLÓDROMO. Em relação à construção do projeto "folclódromo" que foi anunciado pelo presidente Evo Morales este ano, Quispaya disse que ainda não têm a concepção do projeto final.

"Estamos à espera uma avaliação de até que ponto a construção do "folclódromo" será benéfico, especialmente no que tem a ver com a expectativa do carnaval, e, obviamente, respeitando a tradição e história."

A autoridade informou que foi eleita uma das quatro propostas, assim que tiver um consenso serra convocada uma reunião para chegar a um acordo departamental na cidade de Oruro.

Quispaya também disse que, nesta versão, serão mantidas as rotas do primeiro convite ao igual que a entrada folclórica do próximo ano 2017. "O Carnaval de Oruro tem uma história, chegando de leste a oeste da cidade de Oruro. Local onde nascer o sol para chegar aos pés da Virgem". Sua posição estratégica da Av. 6 de Agosto permanece como trajeto oficial.

Também anunciou que serão feitas alterações na regulamentação da ACFO, e espera torná-las pública até 10 de Outubro de 2016.

52  son los conjuntos folclóricos afiliados a ACFO, em 18 danças do acervo folclórico boliviano..