2ª Comigrar terá programação aberta ao público: Faça Sua Inscrição Já!

O formulário de inscrição estará on-line até 25 de outubro. Evento ocorrerá em novembro com discussões sobre migrantes, refugiados e apátridas.

Publicado • 10/10/24 às 10:40h
Atualizado • 10/10/24 às 11:16h

Estão abertas as inscrições para o público geral participar da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar). Além das discussões internas de construção de políticas públicas sobre o tema, o evento contará com uma programação aberta com palestras, rodas de conversa, oficinas, workshops, exposições culturais, exibição de filmes e documentários, divulgação de publicações, feiras e mostras de projetos, além de atividades voltadas para o público infantil.

formulário de inscrição estará on-line até 25 de outubro. Com o tema Cidadania e Movimento, a etapa nacional da 2ª Comigrar ocorrerá no Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), de 8 a 10 de novembro. As atividades abertas ao público serão nos dias 9 e 10. A abertura, no dia 8, será transmitida pelo canal do Youtube do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A programação completa será divulgada em breve e está sendo organizada de forma conjunta por órgãos públicos, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e associações de migrantes e refugiados.
.
baloes-idiomas
.

Comigrar

A segunda edição da Comigrar ocorrerá após meses de preparação. Cerca de 14 mil pessoas participaram de 119 eventos prévios. Foram feitas conferências no Brasil e em outros países, como Canadá, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal.

.

.

A etapa preparatória resultou na apresentação de 2.151 propostas para o tema, das quais 1.978 foram aprovadas. Nessa fase, houve a eleição de 269 delegadas e delegados, que também devem fazer inscrição, mas em outro formulário on-line, até 21 de outubro.

Os debates se basearão em seis eixos temáticos: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direitos; governança e participação social; regularização migratória e documental; e interculturalidade e diversidades.

A última conferência ocorreu há uma década. O objetivo do evento é promover a participação social e mobilizar representantes sociais, políticos, institucionais e pessoas interessadas em construir políticas públicas sobre migrações, refúgio e apatridia.

fonte: gov.br

PUBLICIDADE

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print