12 de outubro: como era realmente a América antes da chegada de Cristóvão Colombo

Quando Cristóvão Colombo alcançou o outro lado do Atlântico em 12 de outubro de 1492, o "novo mundo" era um lugar complexo, diverso e fascinante.

Publicado em
12 de outubro: como era realmente a América antes da chegada de Cristóvão Colombo

Equipo de Periodismo
BBC News Mundo

Ao contrário do que muitos europeus da época foram levados a acreditar, o continente era altamente povoado e hospedava sociedades dinâmicas cuja sofisticação, em muitos casos, era incomparável na Europa.

Na América viviam entre 40 e 60 milhões de pessoas, segundo estimativas recentes, que falavam cerca de 1.200 línguas diferentes, agrupadas em cerca de 120 famílias linguísticas, diz à BBC World Charles C. Mann, autor do livro “1491 - Uma nova história do Américas antes de Colombo ”.

 

Grabado de Colón mostrando una campana a supuestos aborígenes.

A América que existia quando Colombo chegou era muito diferente de como retratam pinturas como esta do século XIX. Imagem do Getty

Desde estruturas sociais igualitárias, passando pelo manejo florestal e pelo domínio da engenharia e da matemática, os povos originários da região ajudaram a tecer parte do mundo em que vivemos hoje.

Como o milho, invenção mesoamericana que revolucionou os alimentos e se tornou um elemento essencial da dieta alimentar mundial.

Tanto que "a domesticação e manipulação genética de plantas é a tecnologia mais impressionante desenvolvida pelos povos indígenas na América", disse o arqueólogo norte-americano Kurt Anschuetz à BBC Mundo.

As plantas, entre outras, também comprovam a existência de um rico comércio entre o norte e o sul, embora os arqueólogos ainda não saibam explicar exatamente como chegaram à região do Canadá plantas domesticadas na Amazônia, como o fumo. ou o cacau mesoamericano ao sul do continente.

No confronto entre os dois mundos que se seguiu à chegada dos europeus, muitas das formas de vida e estruturas que eles construíram se perderam, deixando incógnitas que os especialistas ainda estão tentando resolver.

Esta é uma das razões porque é muito difícil resumir totalmente quem viveu e como era a vasta América pré-colombiana.

Por isso, neste especial da BBC Mundo nos concentramos apenas em uma seleção, feita com a ajuda de antropólogos e arqueólogos, das maiores e mais influentes culturas do continente pouco antes da chegada dos europeus.

A maioria deixou muitas evidências arqueológicas, exceto para os povos amazônicos. No entanto, as recentes descobertas sobre o último estão mudando o que se acreditava sobre a vida no continente...

Veja aqui a nota compelta da BBC

 

Exposição fotográfica retrata a religiosidade e folclore boliviano na Terra da Garoa

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.