7 de setembro DIA NACIONAL DA MORENADA

Em 20 de fevereiro de 2014, a Câmara dos Senadores da Bolívia declarou o dia 7 de setembro de cada ano como o "Dia Nacional da Dança da Morenada" em reconhecimento ao compositor, autor e pesquisador "orureño" José Félix Flores Orozco

Publicado em

A Dança da Morenada é uma genialidade Uru-Aymara de sátira e protesto ao colonialismo externo. Ao mesmo tempo, é uma homenagem aos irmãos de pele negra que acompanharam os nativos do Kollasuyu nos desafios das minas", disse José "Jach'a" Flores.

A dança da Morenada 100% Boliviana, uma expressão cultural presente em quase todas as festas folclóricas do nosso país, transcendeu nossas fronteiras. É a fusão de papéis sociais e representações culturais que, desde o início, acompanharam a Diablada e os Incas na entrada do Carnaval de Oruro, Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade. Ela se desenvolveu ao longo dos processos históricos de nossa sociedade, tornando-se a dança mais representativa. A Morenada 100% Boliviana

Ao ritmo cadenciado que acompanha sua dança lenta e cerimonial, com voltas e reviravoltas de grupos de dois, três e quatro em filas duplas, de frente um para o outro, acrescenta-se a música de uma banda numerosa, condizente com os elaborados trajes.

dia-morenada-full

LEI

A iniciativa de celebrar este dia ocorreu em 2004, quando foi firmado um acordo entre os presidentes das sete Morenadas do Carnaval de Oruro, liderados pelo Sr. Oscar Martínez, que propôs o dia 7 de setembro, em homenagem às sete Morenadas que participam do Carnaval e em reconhecimento ao compositor, autor e pesquisador orureño, José Flores Orozco, conhecido como "El Jach'a Flores". Ele compôs e trabalhou o valor histórico dessa dança, compilando um vasto material que nos revela alguns detalhes que desapareceram, como o fato de que, décadas atrás, as composições musicais levavam o nome dos financiadores.

Lei Nº 512
LEI DE 21 DE MARÇO DE 2014
EVO MORALES AYMA
PRESIDENTE CONSTITUCIONAL DO ESTADO PLURINACIONAL DA BOLÍVIA
Considerando que a Assembleia Legislativa Plurinacional sancionou a seguinte lei:
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PLURINACIONAL.

DECRETA:

Artigo 1º - Declara-se o dia 7 de setembro de cada ano como o "Dia Nacional da Dança da Morenada", em reconhecimento ao compositor, autor e pesquisador orureño, Don José Flores Orozco "El Jach'a Flores".

Artigo 2º - A celebração do "Dia Nacional da Dança da Morenada" será realizada principalmente na cidade de Oruro, a capital do folclore boliviano, bem como em todas as regiões do território boliviano onde a dança seja praticada, promovendo atividades de promoção, divulgação e preservação da Dança da Morenada.

Artigo 3º - O Poder Executivo, por meio do Ministério da Cultura e Turismo e das Entidades Territoriais Autônomas, no âmbito de suas competências e em coordenação com as organizações envolvidas na Dança da Morenada, é responsável pelo cumprimento e execução desta Lei.
Palácio do Governo da cidade de La Paz, aos vinte e um dias do mês de março do ano de dois mil e catorze.

O Dia Nacional da Dança da Morenada é uma atividade cultural que se realizará principalmente na cidade de Oruro, bem como em todas as regiões onde a dança é praticada, promovendo atividades de promoção, divulgação e preservação da dança.

VEJA TAMBÉM
artilheiro_moreno
Fé e Cultura - 197º Aniversário da Independência da Bolívia em São Paulo
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade
KUNTUR WACHANA (Onde nascem os condores) 2820

KUNTUR WACHANA (Onde nascem os condores)

Saturnino Huillca, um velho xamã indígena, chega ao Vale Sagrado dos Incas, em Cusco, com o propósito de organizar um sindicato e preparar os camponeses para recuperarem suas...

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.