A saltenha boliviana é um salgado delicioso que tem conquistado o paladar dos brasileiros

Originária da Bolívia, essa iguaria chegou ao Brasil por meio da migração boliviana e hoje pode ser facilmente encontrada em feiras e comércios da maior comunidade de imigrantes do país.

Publicado em

Feita com uma massa crocante e recheada com carne, batatas, ovos, azeitonas e temperos típicos, a saltenha é uma opção saborosa e diferente para quem quer experimentar novos sabores. É comum encontrar vendedores ambulantes pelas ruas das cidades brasileiras oferecendo esse salgado, que costuma ser consumido como um lanche rápido ou até mesmo como uma refeição completa.

Além de ser uma delícia, a saltenha boliviana também é uma forma de conhecer melhor a cultura e a gastronomia do país vizinho. Com seus sabores marcantes e ingredientes típicos, ela é um exemplo da riqueza culinária da América Latina e uma opção imperdível para quem quer provar algo diferente e saboroso.

saltenha-full

Em São Paulo, é possível encontrar a saltenha boliviana em diversos pontos da cidade, especialmente em regiões com grande concentração de imigrantes bolivianos, como a região do Brás, e aos domingos na Feira Kantuta no bairro do Pari.

Algumas padarias e restaurantes também oferecem a saltenha em seus cardápios. Vale a pena perguntar em estabelecimentos que vendem comida latino-americana ou boliviana para saber se eles têm o salgado em sua lista de produtos.

Aqui está uma receita de saltenha boliviana para você experimentar em casa:

Ingredientes:

500g de farinha de trigo
250ml de água morna
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de óleo
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
500g de carne moída
2 batatas cozidas e amassadas
1 cebola picada
1 tomate picado
2 dentes de alho picados
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
2 ovos cozidos picados
Pimenta-do-reino a gosto
Cominho a gosto
Salsinha e cebolinha picadas a gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Adicione a água e o óleo e misture até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 30 minutos.

Em uma panela, refogue a carne moída com a cebola, o alho e o tomate até que fiquem dourados. Adicione as batatas amassadas, as azeitonas, os ovos picados, a pimenta, o cominho, a salsinha e a cebolinha e misture bem.

Abra a massa em uma superfície enfarinhada e corte em círculos de cerca de 10cm de diâmetro. Coloque uma porção do recheio no centro de cada círculo e feche bem, dando formato de meia-lua.

Coloque as saltenhas em uma assadeira untada com óleo e deixe descansar por mais 10 minutos.

Leve as saltenhas ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos, ou até que fiquem douradas.

Sirva as saltenhas quentes. Bom apetite!

capa-dsaltenha

Salteña: história e versões sobre a origem na Bolívia

A salteña é um salgado típico da Bolívia, que se popularizou não só em todo o país, mas também em outras regiões da América Latina. Seu nome se deve ao fato de ter sido criado em Salta, uma província no norte da Argentina, e que posteriormente foi levado para a Bolívia por imigrantes argentinos.

No entanto, a história da salteña não é tão simples assim, já que existem diversas versões sobre sua origem. Uma delas indica que a salteña teria sido criada na cidade de Tarija, na Bolívia, no final do século XIX, por uma senhora chamada Josefina Arce. Outra versão sugere que ela teria sido inventada em Cochabamba, na década de 1930, por um grupo de mulheres que trabalhavam em uma fábrica de doces.

Independentemente da versão que seja verdadeira, o fato é que a salteña é um salgado muito apreciado na Bolívia e em outros países da região. Ela é feita com uma massa crocante e recheada com carne, batata, azeitona, ovo e temperos típicos, como cominho e pimenta. Seu preparo é trabalhoso e exige habilidade na hora de moldar a massa, mas o resultado final é um salgado delicioso e muito apreciado pelos bolivianos e por todos aqueles que têm a oportunidade de experimentá-lo.

Onde encontrar as saborosas saltenhas bolivianas em SP

Para achar uma variedade ampla de opções da iguaria boliviana, basta entrar no GUIA DO IMIGRANTE e procurar a opção mais apropriada para seu paladar: www.guiadoimigrante.com.br

VEJA TAMÉM
AMIGA
GUZUNINOVEGUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.