Do menino que brilhou na TV ao Bonny Lovy milionária em cliques pela cumbia boliviana

Ele lançou "La Cumbia Boliviana", que teve mais de 5 milhões de visualizações em 14 dias.

Publicado em

Ivone Juárez
La Paz

No início dos anos 2000, na Bolívia, houve uma virada para os programas infantis de televisão, dando às crianças um papel protagonista nesses programas; lideravam os espaços, eram o elenco e enchiam-nos de cantos e danças. Um desses programas foi Unitoons, em que se destacou nas telas um garotinho de olhos escuros, amendoados e brilhantes, com um sorriso transbordante e uma voz poderosa. Era sobre o Óscar Mario Paz Hurtado. Ele tinha pouco mais de 10 anos e hoje, com apenas 30 dias, se tornou Bonny Lovy, a cantora de Santa Cruz que vai acumulando “views” de sua cativante La Cumbia Boliviana que lançou no dia 6 de agosto de 2021. Já ultrapassou 5,2 milhões em 14 dias.

 Do menino que brilhou na TV ao Bonny Lovy  milionária em cliques pela cumbia boliviana

Sua colega de trabalho na época, Anabel Angus, a garota da Unitoons que se tornou uma renomada apresentadora de televisão, modelo e figura do jet set de Santa Cruz, não se surpreende com o sucesso de Bonny Lovy. Desde criança mostrou que era dono de muita perseverança e que “nunca tomou não como resposta”, pois além da confiança que o seu talento tinha, contava com o apoio da sua família.

“Ele chegou onde está hoje porque nunca parou de perseverar. Muitas vezes lhe disseram não, mas ele sempre teve um sim pela frente porque tinha uma família que nunca lhe disse que ele não poderia viver da arte; seus pais, seus tios, sua avó sempre acreditaram nele. Ele sempre quis viver de sua música e toda sua família lhe disse que ele iria conseguir. O apoio é fundamental para lutar por seus sonhos sem pensar que na Bolívia não se pode cantar porque não se pode viver do que se ama ”, diz a jovem de Santa Cruz.

Até ontem, com sua cumbia boliviana, ritmo vilão, Bonny Lovy tinha cerca de 5,2 milhões de cliques no YouTube, plataforma em que lançou sua composição no aniversário da Bolívia. Somente entre quinta e sexta-feira da semana passada, mais de um milhão de pessoas reproduziram o assunto e muitos comentaram sobre ele, principalmente bolivianos que estão fora do país.

Mas não é só isso. Apenas três dias após seu lançamento, a música começou a assumir o ranking digital da Bolívia e se classificar ainda mais acima do último hit de Maluma: Sobrio. Em 9 de agosto, alcançou o primeiro lugar no Top 50 do Spotify. No dia seguinte, dia 10, conquistou o primeiro lugar no ranking da plataforma Deezer e o Top 100 do Apple Music.

Do menino que brilhou na TV ao Bonny Lovy  milionária em cliques pela cumbia boliviana

A escalada do sucesso emocionou mais de um boliviano, principalmente quem faz o que Bonny faz: música. Fabio Zambrana, vocalista do Azul Azul, que com sua música La Bomba colocou a Bolívia na lista da Billboard (primeiros lugares no Hot Latin Songs e Tropical Airplay e 70 no Hot 100) previu um sucesso semelhante.

“Tenho certeza de que este número um na Bolívia é apenas o começo de coisas muito grandes que estão vindo para você. Tenho certeza de que muito em breve, em algum momento, verei você como o número um da Billboard nos Estados Unidos; E eu sei que verei você como o número um da Billboard em todo o mundo. Parabéns pelo seu excelente trabalho ”, escreveu Zambrana no YouTube para Bonny Lovy.

A Cumbia Boliviana, que começa com os arpejos de um charango e cujo vídeo Bonny preenchia com o vermelho, amarelo e verde da bandeira boliviana, na qual, além disso, ele veste uma jaqueta vermelha de estilo militar - reminiscente dos Colorados da Bolívia - e mostra o escudo boliviano, que tatuou no peito, não é o único tópico que está posicionado nos rankings das plataformas digitais e outras mídias.

O catarinense já alcançou sucesso semelhante com outras canções como Esa Muchachita (2016), Who Will Be (2016) ou Noche en Jawai, que interpretou com o colombiano Mike Bahía. A música, produzida inteiramente por Bonny, alcançou a quarta colocação no ranking do HTV e seu vídeo, lançado em 2017, alcançou cinco milhões de visualizações. É o resultado de 25 anos de trabalho porque Bonny gravou seu primeiro álbum aos cinco.

Do menino que brilhou na TV ao Bonny Lovy  milionária em cliques pela cumbia boliviana

Cantora desde os cinco anos

“A primeira vez que o ouvi cantar, disse: estou ao lado de uma estrela. E desejei do fundo do coração que, como país, pudéssemos lhe dar a oportunidade e o apoio para crescer ”, lembra Anabel Angus. Ela conheceu Bonny Lovy em um concurso da Unitoons, no qual ela, aos 11 anos, foi uma das apresentadoras do programa infantil.

“Lembro-me dele como o pequenino, magrinho, com aqueles rolinhos marcantes, um sorriso lindo e contagiante, daquele menino sonhador que entrou no certame. O vencedor ganharia uma scooter, mas quando ele entrou, eu sabia que ele não estava interessado na scooter; o que eu realmente queria era uma oportunidade de ser ouvido ", diz ele.

E foi assim, Bonny Lovy já estava procurando seu espaço artístico. Ele começou aos cinco anos quando gravou sua primeira música com seu tio Roger, um produtor musical. A gravação foi profissional porque desde os três anos de idade Bonny, cantando o Trator Amarelo, deu amostras de sua voz prodigiosa. “Tio Roger foi quem lhe ensinou tudo o que sabe sobre música (teoria musical, técnicas de canto), prática de violão, teclado e bateria (...) Roger, além de ser seu mentor, foi também seu empresário, compositor, arranjador e produtor ”, diz a biografia do artista.

Aos nove anos, ele gravou seu álbum A ray of hope, que continha 10 canções. Com essas credenciais chegou à Unitoons, de onde se projetou como cantor, vencendo concursos musicais como o Sao Hat Festival, em Santa Cruz, em 2003. Mas mesmo assim nada dava para o menino de 11 anos, que cruzava as fronteiras bolivianas, chegando primeiro na Argentina, onde cantou no programa Showmatch, de Marcelo Tinelli, e depois no México, país onde representou a Bolívia no Código Internacional da Fama. Com seu talento, ele estava entre "as dez melhores vozes de Iberoamérica".

Bonny Lovy perseguiu seu sonho na Bolívia até os 17 anos, quando teve que partir para Porto Rico, para onde seus pais, Sandra Hurtado e Óscar Paz, já haviam migrado. “Lembro-me do seu entusiasmo, da sua simplicidade. Lembro-me de quando ela saiu do país em busca de outras oportunidades em Porto Rico, e cada lembrança está cheia de orgulho, alegria e amor ”, diz sua amiga de longa data, Anabel.

Do menino que brilhou na TV ao Bonny Lovy  milionária em cliques pela cumbia boliviana

Perdendo a voz

Já em Porto Rico, Bonny Lovy passou por uma crise emocional porque começou a sentir sinais de que perderia sua voz privilegiada. “Foi uma etapa difícil, porque mesmo conhecendo técnicas de canto, sua voz não lhe dava os resultados que procurava”, diz sua biografia.

No entanto, dois anos depois, aos 19, suas qualidades vocais foram afirmadas e ele retomou sua carreira no Reina de Paris e desde então não parou mais. Sua mudança para Porto Rico foi essencial para esculpir seu estilo musical. “Foi uma etapa fundamental para o seu estilo musical, pois viveu sua adolescência em Porto Rico na época em que o reggaeton deu os primeiros passos e se tornou um gênero viral (...) aproximou-se também da música eletrônica, o que o levou a um estilo musical mais amplo ”, de acordo com a biografia de Bonny.

O jovem de Santa Cruz decidiu estudar engenharia de som na Universidade de Cinematografia, Artes e Televisão de Porto Rico, onde se formou com louvor. Ele também fez cursos de treinamento vocal e trabalhou em vários estúdios de gravação. Tudo impulsionado e apoiado por sua mãe. "Eles sempre acreditaram nele", insiste Anabel Angus.

O jovem apresentador conhece Bonny Lovy muito bem, não apenas da Unitoons; É por isso que comemora o sucesso que seu amigo de olhos escuros brilhantes está conseguindo com a Cumbia Boliviana e seus milhões de cliques, não se surpreende. “Perseverança e disciplina caracterizaram seu trabalho desde a Unitoons, onde sendo nós mesmos divertíamos as pessoas”, afirma.

História de Sucesso

Do menino que brilhou na TV ao Bonny Lovy  milionária em cliques pela cumbia boliviana

fonte: paginasiete.bo

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade
Hablemos de abuso sexual infantil 9380

Hablemos de abuso sexual infantil

Acreditamos que é importante prevenir o abuso sexual infantil por isso compartilhamos este video que fizemos com o material gráfico que a página @emmayyoperu fez entre outros...

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.