Brasil e Bolívia Discutem Parceria para Construção de Fábrica de Fertilizantes na Fronteira

Negociações visam a redução da dependência externa brasileira na produção de fertilizantes e promovem cooperação estratégica entre os países.

Publicado em
Brasil e Bolívia Discutem Parceria para Construção de Fábrica de Fertilizantes na Fronteira

Brasil e Bolívia estão em negociações para a construção de uma fábrica de fertilizantes na região de Corumbá, na fronteira entre os dois países. Essa proposta visa reduzir a dependência do Brasil em relação à importação de fertilizantes. A nova unidade de produção seria compartilhada entre Corumbá e Porto Quijarro e Coipasa, com a produção de ureia em Corumbá e cloreto de potássio em Coipasa.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se reuniu com ministros bolivianos para discutir esse projeto, que também inclui acordos para a segurança alimentar e a troca de tecnologia através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além disso, foi mencionada a paralisação das obras da Unidade de Fertilizantes III (UFN3) da Petrobras em Três Lagoas, que precisa de investimento para ser retomada.

No entanto, a disponibilidade de gás natural, que seria a matéria-prima inicial para a produção de fertilizantes na UFN3, é uma preocupação, levando a Petrobras a considerar o gás natural do pré-sal como uma alternativa.

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.