Criança boliviana chega em São Paulo para tratamento de câncer raro no cérebro

Na tarde de quinta-feira, 20 de julho, chegou a São Paulo uma família vinda da cidade de Tarija, na Bolívia, buscando tratamento do menor por uma doença extraordinariamente rara.

Publicado em
Criança boliviana chega em São Paulo para tratamento de câncer raro no cérebro

Publicado - 21/07/23 - 11:08

O pequeno Alam, de apenas dois anos de idade, foi contraído com leucemia mieloblástica e sarcoma mieloide no cérebro, uma doença que afeta poucas pessoas em todo o mundo.

Diante da complexidade e gravidade da situação, os pais de Alam tomaram a decisão de buscar ajuda no Brasil, onde esperam que os recursos médicos e tratamentos avançados possam proporcionar uma melhor chance de combate ao câncer e recuperação completa do filho.

O tratamento será iniciado em São Paulo por meio de quimioterapia de alto risco, uma abordagem intensiva que visa combater as células cancerígenas agressivamente. Além disso, a equipe médica planeja realizar um transplante para maximizar as chances de sucesso no tratamento e superação da doença.

Todo o processo de traslado da família da Bolívia para o Brasil foi coordenado pelo "Braço Social de RTP", uma organização dedicada a auxiliar pessoas em situações delicadas, como a busca por tratamentos médicos dentro e fora da Bolívia. A criança já em território brasileiro está sendo atendida pelo projeto "TUCCA" que em parceria com o Hospital Santa Marcelina de Itaquera na cidade de São Paulo. Tenha em conta que o Sistema Único de Saúde - SUS, oferece assistência médica a todos os cidadãos, inclusive estrangeiros em casos emergenciais. A gestão do tratamento será conduzida pelo Instituto Impacto Saúde, que visa garantir a melhor qualidade de atendimento ao pequeno Alam.

Criança boliviana chega em São o Paulo para tratamento de câncer raro no cérebroPara garantir que a família possa se concentrar inteiramente no tratamento de Alam sem se preocupar com questões de hospedagem no Instituto Luz do Amanhã - Núcleo de apoio e convivência a criança e adolescente com câncer, instituição sem fins lucrativos, oferece a eles a oportunidade de se hospedarem gratuitamente em suas instalações localizadas no bairro de Vila Carmocina, em São Paulo. O Instituto Luz do Amanhã é uma instituição que atua incansavelmente para crianças e adolescentes que lutam contra o câncer, oferecendo um ambiente acolhedor para os pacientes e suas famílias.

papis-full
Essa jornada de tratamento em outro país é, sem dúvida, desafiadora para a família de Alam, mas o apoio das organizações envolvidas e dedicação da equipe médica do Brasil podem oferecer esperança e força para enfrentar esse momento difícil. Todos unidos em uma rede solidária, trabalhando em prol do bem-estar do pequeno Alam, o objetivo é vencer o câncer e possibilitar que ele cresça saudável e feliz, junto de seus pais amorosos, em sua cidade natal na Bolívia. Que essa história seja uma inspiração para a importância da cooperação internacional e da empatia humana em momentos de adversidade.

VEJA TAMÉM
Anuncio-AUTISMO-rodape
AMIGA
GUZGUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.