Eleições 2014: Candidatos a governador falam de suas propostas para os imigrantes

Pensando nisso, o Planeta América Latina/Los Hermanos foi saber quais são as posições e propostas referente as populações de estrangeiros.

Publicado em
Eleições 2014: Candidatos a governador falam de suas propostas para os imigrantes

Os principais candidatos a governador são unânimes em dizer que São Paulo é uma cidade de imigrantes.

Eleições 2014: Candidatos a governador falam de suas propostas para os imigrantes

O atual governador e candidato à reeleição, Geraldo Alckimin (PSDB), diz dar todo apoio aos imigrantes.

Entretanto, afirma que políticas direcionadas a essa população não competem ao governo do Estado. 

“São Paulo é cosmopolita, essa é a marca, está no DNA. Todo apoio social, econômico, mas a tarefa da imigração, a legislação, é responsabilidade federal”, afirma.

Para o ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha (PT), o governo estadual precisa agir com inteligência, gerando qualificação profissional, o que refletiria avanços em vários setores.  

“O Brasil cresce na economia, e vamos conviver cada vez mais com pessoas que venham de outros países. É preciso que haja uma política que qualifique profissionalmente os imigrantes, gerando mão de obra produtiva e garantindo os direitos trabalhistas”, explica. 

Candidato do PMDB, Paulo Skaf defende a importância de manter uma boa relação com os países da América do Sul, principalmente com a Bolívia.

“O bom relacionamento com a Bolívia é importante, nós temos uma grande parceria no gás. Para o Brasil interessa dialogar e se relacionar bem com todos os países, temos que fortalecer o nosso continente cada vez mais”, conta.

Em 1999 foi firmado um acordo bilateral, em que o Brasil utiliza as fontes de gás natural vindas da Bolívia. Em 2013, o país comprou 60% do produto produzido pelo país vizinho.

Proponente da Coordenadoria de Políticas para Migrantes, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e autor do projeto de lei que cria o Dia do Imigrante, Gilberto Natalini, do Partido Verde, afirma que é importante preservar as raízes culturais e históricas.

“O que é bonito em São Paulo é a mistura de genes e culturas, temos que preservar essas raízes. Quero dar continuidade ao trabalho que faço na Câmara Municipal, com projetos que incentivem a organização das colônias imigrantes”, diz.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dez anos, de 2000 a 2010, o número de imigrantes no país cresceu 86,7%.

Estima-se que 286,468 mil estrangeiros chegaram ao país, destes, 81.682 se instalaram no estado.

São Paulo é o principal destino de americanos, japoneses, paraguaios, bolivianos e portugueses, as colônias que mais crescem na região.

 


Não tenha dúvida de que o bom relacionamento com a Bolívia é importante. Nós temos uma grande parceria no gás. Para o Brasil interessa estar bem relacionado com a Bolívia e, também, com os demais países, temos que crescer e fortalecer o nosso continente cada vez mais.


O que é bonito em São Paulo é a mistura de culturas e inteligências. Temos que preservar as raízes. Darei continuidade ao trabalho que faço na Câmara Municipal, com projetos e leis que incentivem a organização das comunidades imigrantes no Estado.


São Paulo é cosmopolita tem gente do mundo inteiro. Essa é a marca, está no DNA. Todo apoio social, econômico, mas a tarefa da imigração, a legislação, é responsabilidade federal.


O Estado de São Paulo tem que ter uma atitude inteligente com relação aos imigrantes. O Brasil cresce na economia, e vamos conviver cada vez mais com pessoas que venham de outros países. Teremos uma política de qualificação profissional dos imigrantes que estão no Estado, com uma mão de obra produtiva e os direitos garantidos.

por: Angelina Miranda

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.