MEDO, índios brasileiros pedem ajuda aos povos da América Latina

Índios brasileiros cultivam o temor após atitudes do novo governo brasileiro.

Publicado em

Maria Poty, líder indígena do Jaraguá (SP) deu a conhecer o temor das aldeias brasileiras, após propostas de demarcação da terras, e mudanças nas políticas indígenas em Brasil. "Nós lutaremos pelos nossos direitos expondo nossas vidas se for necessário" afirmou a líder Indígena.


NOTÍCIAS DO DESRESPEITO CONTRA ÍNDIOS BRASILEIROS, ULTRAPASSA FRONTEIRAS

O comentário infeliz de Rodrigo Amorim, deputado estadual do RJ, chegou aos jornais de vários países, com a frase em que afirma "Aldeia Maracanã é lixo urbano… Quem gosta de índio, que vá para a Bolívia, que, além de ser comunista, ainda é presidida por um índio".

Maria Poty, afirma que chegou a hora de fortalecer anuirão dos povos indígenas da América Latina, "se os parentes de outros países precisarem da nossa ajuda, nós daremos nossa ajuda, e se nós precisarmos de ajuda esperamos a ajuda dos parentes de outros países" unidos não permitiremos a violência contra os verdadeiros donos da terra.

Brasil é líder disparado no genocídio de índios na América Latina

Livro "O Mundo Indígena na América Latina - Olhares e Perspectivas", lançado na USP, aponta que problemas como exclusão não foram superados

No contexto da América Latina, o Brasil é um país diferente em vários aspectos. Pela dimensão continental, pelo idioma e também pela maneira com que lidou com a população indígena desde a chegada dos colonizadores.

Em território brasileiro, os índios praticamente foram extintos. Atualmente, a população indígena brasileira é bem menor do que a existente na época do Descobrimento.

Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio) um milhão de índios estão espalhados pelo País, em 250 etnias que vivem em apenas 13,8% do território nacional.

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.