Novos Membros do Conselho Municipal de Imigrantes Tomam Posse em Evento Cultural Andino

Sob o céu enevoado de uma tarde fria e garoenta, as portas do Museu da Imigração do Estado de São Paulo testemunharam um evento de significância notável. Foi ali que se desenrolou a cerimônia de posse dos mais recentes integrantes da sociedade civil no seio do Conselho Municipal de Imigrantes (CMI). Nesse cenário carregado de história e simbolismo, os novos membros assumiram a responsabilidade de representar e advogar pelos interesses da comunidade imigrante, enriquecendo ainda mais a tapeçaria multicultural que é a essência desta cidade.

Publicado em
Novos Membros do Conselho Municipal de Imigrantes Tomam Posse em Evento Cultural Andino

A eleição para o Conselho Municipal de Imigrantes foi realizada em julho de 2023, com votos apenas de imigrantes da capital. As instituições e pessoas escolhidas irão atuar até 2025, em três categorias: Coletivos e Associações de Imigrantes (3 vagas), Organizações de Apoio a Imigrantes (2 vagas) e Pessoas Físicas Imigrantes (3 vagas).

Novos Membros do Conselho Municipal de Imigrantes Tomam Posse em Evento Cultural AndinoAntes da posse dos conselheiros municipais, houve um encantador sarau folclórico latino-americano apresentado pelo “GRUPO LIBERTAT” composto por músicos dos paises: (Bolívia, Equador e Brasil) - Foto - Bolívia Cultural.

 

Novos Membros do Conselho Municipal de Imigrantes Tomam Posse em Evento Cultural AndinoSonia Francine Gaspar Marmo, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo - Foto Bolívia Cultural..


Embora um imigrante possa se encontrar em condição irregular, é imperativo reiterar que em momento algum se pode rotulá-lo como "ilegal". Estas palavras impactantes foram pronunciadas por Sonia Francine Gaspar Marmo, Secretária de Direitos Humanos de São Paulo, marcando assim um ponto fundamental no caminho da defesa intransigente dos direitos dos imigrantes em nossa cidade. Este posicionamento não apenas respeita a humanidade intrínseca de cada indivíduo, mas também estabelece um paradigma ético e legal para a abordagem dos desafios que os imigrantes enfrentam. A cidade se compromete, através dessa declaração, a construir em conjunto com os imigrantes, politicas publicas num ambiente inclusivo, solidário e justo, que reconhece a riqueza cultural e contribuição que os imigrantes trazem consigo. Portanto, a afirmação da Secretária Sonia Francine Gaspar Marmo representa um marco vital na busca por igualdade, respeito e justiça para todos os seres humanos que chamam São Paulo de lar.

Veja abaixo as instituições e imigrantes (pessoas físicas) que vão compor o Conselho Municipal de Imigrantes até 2025.

Nas categorias A e B, foram eleitas diversas associações, como a Associação dos Comerciantes Imigrantes Latinos do Estado de São Paulo (ACILESP) e a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo. Na categoria C, foram eleitas Mónica Rodriguez Ulo da Bolívia, Judy Abejuela das Filipinas e Constance Salawe de origem camaronesa e nacionalidade nigeriana.

O Conselho, ativo desde 2017, é um órgão consultivo que contribui com políticas para imigrantes em São Paulo. Reuniões mensais discutem questões de políticas públicas, e desde 2020, são realizadas virtualmente. O Conselho também acompanha a implementação do Plano Municipal de Políticas para Imigrantes, oficializado em 2020.

Dados do Observatório de Migrações mostram que São Paulo tem 367.043 imigrantes regulares, com maior representação de bolivianos, chineses, haitianos e peruanos, a maioria sendo homens (60,3%).

VEJA TAMÉM
Anuncio-AUTISMO-rodape
AMIGA
GUZGUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.