OAB planeja atividades informativas sobre o autismo, junto às comunidades de imigrantes em SP

No dia 2 de abril de 2023, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) participou da celebração do Dia Mundial do Autismo no Memorial da América Latina em São Paulo.

Publicado em

A programação iniciou com a 4ª Caminhada de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, que reuniu diversas organizações da sociedade civil, como a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), o grupo TEApoio, a Associação Inspirare e o Centro Lumi.

Durante o evento, a OAB esteve presente distribuindo a “Cartilha das Pessoas Com Transtorno do Espectro Autista”. Segundo Camilla Varella Guimarães, membro da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-SP, a informação é a ferramenta principal no combate ao preconceito em relação ao tema. A cartilha pode ser encontrada gratuitamente na versão digital e tem como objetivo fornecer informações úteis sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA) para pais, educadores e outras pessoas interessadas no assunto.

cartilha das pessoas com transtorno do espectro autista

Camilla Varella, sugeriu também que as famílias de imigrantes dialoguem sobre o assunto. Camila sugeriu também que neste ano OAB pretende realizar atividades informativas junto às comunidades de imigrantes em São Paulo, esclarecendo as dúvidas existentes sobre o tema. Essa iniciativa é fundamental, uma vez que muitas vezes as barreiras culturais e linguísticas impedem que as famílias de imigrantes tenham acesso às informações adequadas sobre o TEA.

O evento também contou com diversas atividades recreativas e shows, incluindo apresentações da Galinha Pintadinha, do cantor Simoninha e da banda infantil Osso. A celebração foi realizada na Praça Cívica do Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda. A realização de eventos como esse é fundamental para a conscientização e a promoção da inclusão das pessoas com TEA na sociedade, uma vez que o conhecimento é o primeiro passo para a quebra do preconceito e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

full-cartilha

Buscaram e conquistaram um espaço para falar e nos ensinar a ser melhores. Essa cartilha tem por objetivo não só tratar da legislação sobre o tema, mas visa, principalmente, afastar preconceitos e mostrar à sociedade que o autismo é, antes de um transtorno, um perfil, uma personalidade diferente.

Afinal, ser diferente é normal!

Realização OAB/SP – Subseção de Santo Amaro
Presidente Lisandra Cristiane Gonçalves
Vice-Presidente Alexandre Fanti Correia
Diretora Secretária Adjunta Andresa Henriques de Souza
Diretor Tesoureiro Wanderson Martins Rocha
Conselho Editorial Elaboração Camilla Varella Guimarães
Revisão Fernando Trizolini
Revisão Priscilla Ariano

Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas OAB Santo Amaro

Ana Paula Assunção Dias de Oliveira
Camilla Varella Guimarães
César Augusto Tonini Júnior
Débora Ribeiro de Andrade
Fernando Trizolini
Luiz Carlos Junqueira Franco Filho
Priscilla Arian

Ilustração
Camila Alli Chair – Artista dentro do Espectro Autista

Lisandra Cristiane Gonçalves
Presidente da OAB/SP – Subseção de Santo Amaro

VEJA TAMÉM
AMIGA
GUZUNINOVEGUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.