Orgulho peruano: whisky feito de milho roxo é eleito o melhor do mundo

Don Michael feito com o super milho morado INIA 601

Publicado em
Orgulho peruano: whisky feito de milho roxo é eleito o melhor do mundo

(FIN) NDP/MAO
Lima, oct. 4

O whisky peruano "Don Michael", elaborado a partir do supermilho roxo INIA 601, variedade desenvolvida pelos pesquisadores do INIA em Cajamarca, foi reconhecido como "O melhor do mundo" no concurso The World's Best Whisky Segundo World Spirits Competition 2022, realizado em Nova York, Estados Unidos.

000902946W
Whisky feito a partir do milho roxo que é produzido em Cajamarca, é eleito o melhor do mundo em concurso realizado nos Estados Unidos.


Assim foi informado pelo Governo Regional de Cajamarca, que destacou que "Don Michael" é um uísque 100% de origem cajamarcana feito a partir da variedade de milho roxo INIA 601 desenvolvida pela pesquisadora Alicia Medina.

O governador de Cajamarca, Mesías Guevara, destacou a premiação e reconhecimento do whisky "Don Michael", e disse que esta bebida alcoólica, conhecida comercialmente como "Black Whisky", se destaca por suas propriedades e benefícios para a saúde que conquistou os paladares do mundo.

O "Black Whiskey" elevou o nome do Peru sendo a bebida mais premiada da América do Sul e assim concorrendo com os melhores whiskies de todo o mundo, destacou o Governo Regional de Cajamarca.

O milho INIA 601 foi descoberto por Alicia Medina, pesquisadora do Instituto Nacional de Inovação Agrária de Cajamarca. Este milho é qualificado como um superalimento devido ao seu alto teor de antocianinas e antioxidantes que ajudam a prevenir vários tipos de câncer.

O anúncio do prêmio foi feito pela prestigiada revista Forbes. Para alegria dos peruanos, o produto chamado Don Michael Black Whiskey, destilado do milho roxo, foi escolhido como o melhor em todas as categorias, acima dos escoceses e irlandeses.

Com esse prêmio, Brad Japhe, jornalista especializado em destilados, disse que esse uísque peruano atualmente é vendido a US$ 55 a garrafa, mas seu preço pode disparar a qualquer momento, por isso ele recomenda que os colecionadores tenham um em sua vitrine.

O criador e produtor dessa bebida é o americano Michael Kurylal, que chegou ao país há dez anos e há cinco anos testa grãos andinos em sua destilaria localizada em Lurín.

cajamrca

Com esta experimentação, ele conseguiu criar o whisky andino ou "Black Whiskey", um destilado cujo ingrediente principal é o milho roxo INIA 601, uma variedade genética descoberta e altamente valorizada por suas propriedades nutricionais. Este grão andino de Cajamarca.

No caso do whisky andino, porém, utiliza-se 60% de milho roxo, 30% de trigo nacional e o restante de cevada maltada -um grão importado- como parte da receita.

Como é obtido o whisky andino?

O milho roxo é primeiro cozido com os grãos de trigo e a cevada maltada. Neste processo ocorre a conversão de amidos de milho em açúcares fermentescíveis. Esta produção é fermentada por alguns dias em altas temperaturas e depois destilada duas vezes.

O processo de destilação é realizado em um alambique muito semelhante ao usado para destilar o pisco. O alambique é um dispositivo utilizado para a destilação de líquidos através de um processo de evaporação por aquecimento e posterior condensação por arrefecimento.

A dupla destilação tem muito a ver com a pureza da bebida, diz. O objetivo da primeira destilação é obter o máximo de álcool possível dos grãos. Nesta parte, obtém-se 30% de álcool, ou seja, uma mistura de álcool e água, portanto ainda não é puro. Na segunda destilação, o líquido obtido é cristalino, puro e limpo.

000874493M

O destilado final é armazenado em barris de carvalho branco de primeira utilização e deixado em repouso por dois a quatro anos. É dentro dos barris que a mágica acontece e, como ele ressalta, nunca se sabe exatamente quando o destilado estará pronto para o engarrafamento.

Assim, de tempos em tempos, os conteúdos das barricas são testados um a um até que alguns atinjam a qualidade e o sabor desejados, sem corantes, aromatizantes e outros licores adicionados.

As que já estão prontas são engarrafadas para venda e as que ainda não estão são deixadas para envelhecer. O Black Whiskey como produto final tem 45% de álcool, mas em sua versão premium, que será lançada em breve, pode chegar a 58%.

Propriedades do milho roxo

Essa nova variedade de milho roxo é altamente benéfica para a saúde porque contém pigmentação, antocianina e antioxidantes que previnem vários tipos de câncer; Também ajuda a baixar a pressão alta e o colesterol.

fonte: andina.pe

VEJA TAMBÉM
Fé e Cultura - 197º Aniversário da Independência da Bolívia em São Paulo
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.