Parabéns Cochabamba, Viva Cochabamba Mayllapipis!!!

Uma data especial que nos lembra da coragem e determinação dos bolivianos! Em São Paulo, celebramos essa data junto com a vibrante comunidade boliviana, especialmente os “cochabambinos", que trazem para a cidade sua rica cultura, beleza e deliciosa gastronomia.

Publicado em

Publicado em 14/09/23 às 12:45h

O Dia de Cochabamba é uma celebração significativa que remonta a eventos históricos marcantes na luta pela independência do Alto Peru, que hoje é conhecido como Bolívia. Esta data comemorativa relembra o enfrentamento revolucionário que teve lugar em 1810, marcando os primeiros passos rumo à independência dessa região do domínio espanhol. A batalha em questão foi liderada pelo corajoso Esteban Arce e envolveu mais de mil homens, representando um marco importante na história boliviana.

É relevante notar que o grupo militar que liderou essa revolução chegou de Buenos Aires, na Argentina, apenas quatro meses após a revolução na própria Argentina. Esse curto intervalo de tempo demonstra a fervorosa luta pela independência que varreu a América Latina naquela época. A batalha de Cochabamba permitiu que a região fosse sitiada, forçando o exército espanhol e os partidários monarquistas a fugirem, abrindo caminho para o início da independência boliviana.

cochabamba-full2
O Dia de Cochabamba, celebrado em 14 de setembro de cada ano, é uma ocasião para homenagear e lembrar esses eventos cruciais na história do país. É uma oportunidade para os bolivianos e bolivianas, tanto na Bolívia quanto em outras partes do mundo, refletirem sobre sua história e cultura.

Em São Paulo, a maior cidade do Brasil, há uma comunidade boliviana significativa, e os cochabambinos formam a terceira maior comunidade dentro desse grupo de imigrantes bolivianos. Essas famílias são conhecidas por sua dedicação ao trabalho e contribuem para a riqueza cultural e gastronômica da cidade. As mulheres cochabambinas são admiradas por sua beleza peculiar e desempenham um papel importante na preservação das tradições culturais bolivianas.

Além disso, a cidade de São Paulo também adotou tradições culturais bolivianas, como a celebração da "Wallunka", que acontece anualmente na praça Kantuta. Essa festividade é um exemplo da maneira como as comunidades bolivianas têm enriquecido a vida cultural da cidade.

São Paulo não apenas acolhe os “cochabambinos”, mas também celebra com eles essa data tão importante. A cidade reconhece a relevância histórica e cultural de Cochabamba e de todos os bolivianos que contribuem para a diversidade e riqueza cultural de São Paulo.

cochalita2-full
ERLINDA YUCRA - Rainha da "Fraternidad Cochabamba Mayllapipis" exponentes do folcore cochabambino na cidade de São Paulo.


Em suma, o Dia de Cochabamba é uma ocasião para comemorar a história, cultura e contribuições dos “cochabambinos e cochabambinas” para a sociedade boliviana e brasileira. É uma oportunidade para celebrar a luta pela independência e a riqueza da herança cultural boliviana que enriquece São Paulo e o Brasil como um todo.

Parabéns, Cochabamba!
Viva cochabamba mayllapipis!

Vídeo:
Clipe produzido em São Paulo
"Restaurante La LLajta", homenageia a cidade de Cochabamba nos seus 213º aniversário

VEJA TAMÉM
VIOLENCIA-assine-2
AMIGA
GUZGUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.