Prefeitura tem 600 vagas abertas para curso de microempreendedor para jovens inscritos no CadÚnico

Com inscrições até 23 de março os participantes terão ajuda de custo, nesta primeira fase as aulas serão em Pirituba, Capela do Socorro, São Miguel e Itaim Paulista.

Publicado em
Prefeitura tem 600 vagas abertas para curso de  microempreendedor para jovens inscritos no CadÚnico

A Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania informa que estão abertas as inscrições para as primeiras 600 vagas do Programa Qualifica Mais Progredir, que até o final deste ano, irá beneficiar 3 mil jovens como microempreendedores individuais. Na primeira etapa as aulas serão nas regiões de Pirituba, Capela do Socorro, São Miguel e Itaim Paulista.

Para se inscrever, além da faixa etária entre 18 e 29 anos, é preciso ser residente na cidade, estar cadastrado no CadÚnico, possuir conta bancária eter completado, no mínimo, o ensino fundamental. Parte das vagas está reservada para mulheres, jovens negros, transsexuais e imigrantes.

O curso totalmente presencial tem carga horária de 160 horas. Até o final de março a prefeitura irá anunciar a segunda etapa com mais 400 vagas em outras regiões da cidade. No segundo semestre serão oferecidas mais 2.000 mil vagas, completando o número previsto para este ano.

O curso beneficia jovens em situação de vulnerabilidade social, como explica a secretária de Direitos Humanos, Claudia Carletto. “Uma das tristes consequências da pandemia foi o aumento das desigualdades sociais, e a inclusão produtiva das juventudes mais vulneráveis no mundo do trabalho é essencial para reduzir essas distâncias no cenário pós-pandemia”, afirma. “Projetar cenários antevendo as futuras necessidades da população é fundamental no planejamento das políticas públicas para que a administração possa implementar ações cada vez mais eficazes, levando oportunidades que de fato irão transformar a vida da população que mais precisa”, conclui.

O Programa Qualifica Mais Progredir é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e oferecerá o curso de Microempreendedor Individual (MEI), que tem como objetivo auxiliar jovens que já são empreendedores, ou que desejam começar a empreender, mostrando quais são os passos necessários para iniciar uma carreira no empreendedorismo. Neste curso os jovens aprenderão aspectos legais e tributários, entendendo como se tornar um empreendedor formal. Além disso, faz parte da grade curricular conteúdos como desenho de negócios, análise de mercado, estratégias de vendas, negócios digitais e planejamento financeiro. Por fim, os(as) alunos(as) concluirão o curso estando aptos a desenvolver um plano de negócios. 

Os jovens participantes do Programa Qualifica Mais Progredir desenvolverão durante o curso habilidades de organização e planejamento, análise de cenários, relacionamento com o cliente, comunicação digital e educação financeira. Tais habilidades serão úteis tanto para o desenvolvimento de um plano de negócios, bem como para a efetivação de seus projetos de vida. Tudo isso respeitando as boas práticas de sustentabilidade e aproveitamento de tecnologias e práticas atuais do mercado.

:::::::: INSCRIÇÃO AQUI ::::::::

fonte: SMDHC

 

VEJA TAMBÉM
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022
Mulher policial (GCM) pede para as imigrantes denunciar a violência contra elas
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022

Publicidade
Ônibus com bolivianos é atingido por carreta e deixa 4 mortos e um ferido na MS-040
Publicidade

Deixe um comentário