QANTU Identidade cultural boliviana em São Paulo

Projeto QANTU: Identidade cultural boliviana em São Paulo, confirma que a valorização e preservação da cultura e folclore boliviano contribuem diretamente na construção da identidade do imigrante boliviano, contra o poder da invisibilidade, ou a visibilidade preconceituosa.

Publicado em
QANTU Identidade cultural boliviana em São Paulo

Por Leidy Gabrieli Lecoña Equipe

"Vejo pelo rosto de cada um que tá assistindo a gente, como eles estão felizes e até surpresos de ver uma dança diferente, uma coisa até bonita da Bolívia, eles olham, apreciam, nunca iam imaginar tudo isso..."

A partir da pesquisa do projeto QANTU: Identidade cultural boliviana em São Paulo, que levou cerca de 1 ano só a parte teórica, confirmei que a valorização e preservação da cultura e folclore boliviano contribuem diretamente na construção da identidade do imigrante boliviano, contra o poder da invisibilidade, ou a visibilidade preconceituosa.


"Quien olvida sus raíces, pierde su identidad".
foto:Leonor Hills

Os imigrantes bolivianos, ao chegarem no Brasil, frequentemente carregam consigo sonhos de uma vida melhor para si e suas famílias, de obter sucesso econômico rápido e voltar vitoriosos o quanto antes à sua terra natal. Entretanto, muitas vezes, essas expectativas acabam sendo substituídas por frustração e humilhação.

O objetivo desse projeto é mudar a imagem estereotipada do imigrante boliviano, associada muitas vezes ao conteúdo das mídias que engendra um clima de intolerância, discriminação e xenofobia, ocultando a trajetória dessa população e a originalidade de seus costumes.

Os bolivianos são os novos rostos da imigração contemporânea na cidade e assim como os imigrantes anteriores, italianos, portugueses, japoneses e espanhóis, deixaram suas marcas culturais na cidade, esse novo grupo também tenta contribuir para a construção de sua identidade cultural ????.


foto:Leonor Hills

QANTU acabou se tornando muito mais do que um Tcc, é sobre minha cultura, minhas raízes, minha identidade. Além de ter sido aprovado com nota máxima, foi indicado a fazer parte do acervo da biblioteca da Fundação Armando Alvares Penteado.

Essa imagem faz parte do ensaio fotográfico super especial que fizeram parte as musas:
Maria Salomé
Alessandra Francia
Sara Margot
Obrigada por acreditarem nesse projeto
FOTOS: Leonor Hills
VÍDEO: Kevin Angel Ver menos

fonte: facebook.com

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.