Roda de Conversa: Titicaca – Em Busca dos Antigos Mistérios Pré-colombianos

Explorando os Mistérios do Lago Titicaca: Uma Expedição Solitária em Busca de Vestígios Pré-Colombianos e Lendas Aymaras

Publicado em
Roda de Conversa: Titicaca – Em Busca dos Antigos Mistérios Pré-colombianos

Publicado em 28/03/24 às 21:12h.

Dalton Delfini Maziero, renomado historiador e arqueólogo brasileiro, compartilhou sua experiência singular de uma expedição de três meses ao redor do Lago Titicaca, navegável mais alto do mundo. O projeto, intitulado "Titicaca: O Surgimento de uma Ideia", visava explorar uma das mais antigas e misteriosas regiões da América do Sul, mergulhando na história das civilizações pré-colombianas e nas lendas dos povos aymaras.

Ao longo da jornada solitária de mais de 1.300 km, Maziero enfrentou uma série de desafios e perigos enquanto buscava vestígios arqueológicos e registrava narrativas orais de mitos e lendas locais. O relato de sua caminhada, intitulado "O Titicaca - Mar das Alturas", oferece uma perspectiva única sobre a geografia da Cordilheira dos Andes e a rica cultura dos povos nativos da região.

Destinado a estudantes e entusiastas de arqueologia, história pré-colombiana e mitologia, este conteúdo proporciona uma imersão fascinante na vida e nas tradições dos aymaras, além de oferecer insights valiosos sobre a história marítima e os relatos de viagem na América Latina.

Dalton Delfini Maziero é um profissional altamente qualificado, com vasta experiência em pesquisa e exploração na América Latina. Sua trajetória inclui a coordenação do Blog "Arqueologia Americana" e a autoria de colunas jornalísticas renomadas, consolidando-o como uma autoridade no estudo da arqueologia pré-colombiana e da cultura latino-americana. Sua expedição em torno do Lago Titicaca, realizada em 1997, marcou um marco significativo na história da exploração na região, tornando-o o primeiro brasileiro a realizar tal feito e contribuindo para uma compreensão mais profunda dos mistérios e maravilhas da América do Sul.

Data: 08 de junho de 2024 (sábado)
Horário: 11h Investimento: R$ 30,00
Informações: 11 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – ao lado do Metrô Tiradentes (linha 1 azul)
Endereço e Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

SAIBA MAIS: museuartesacra.org.br

VEJA TAMÉM
AMIGA GUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.