Destaque paraguaia: tem dois diplomas universitários no Brasil e promove a dança com Alma Guaraní

A jovem paraguaia Mirna Elizabeth Fleitas Rojas, 29 anos, natural de Fernando de la Mora e radicada há 17 anos em São Paulo (Brasil), destaca-se por ter se formado em duas carreiras: administração de empresas e, recentemente, arquitetura e urbanismo, na prestigiosa Universidade Nueve de Julio. Além disso, promove a dança e a cultura do Paraguai como bailarina do grupo Alma Guaraní.

Publicado em
Destaque paraguaia: tem dois diplomas universitários no Brasil e promove a dança com Alma Guaraní

Por Viviana Orrego
viviana.orrego@nacionmedia.com

Fleitas Rojas, é nossa destacada paraguaia da semana, pois realizou o sonho do primeiro presidente constitucional Carlos Antonio López (1792-1862), deixando o país para se formar no exterior, tornando-se talento humano avançado para responder com altura às demandas profissionais de os novos tempos e levantar a bandeira tricolor em qualquer lugar do mundo.

A destacada compatriota nasceu na cidade "jovem e feliz"; Seus pais são Ángel Cristóbal Fleitas Alvarenga e Mirna Asunción Rojas. Por motivos pessoais e familiares, deixou o país ainda muito jovem, com apenas 12 anos, e instalou-se na cidade de São Paulo (Brasil), onde conseguiu terminar os estudos secundários aos 16 anos.

A jovem disse com orgulho que teve "o privilégio de ter nascido no Paraguai" e que no pouco tempo que viveu no país pôde conhecer a cultura, a língua e o calor dos paraguaios, e é isso que ela proclama com sua atitude aberta, alegre e ansiosa para mostrar aos locais e estrangeiros a cultura de seu país natal. Além de se destacar nos acadêmicos, ela também se destaca na dança paraguaia e é embaixadora da cultura guarani por meio de um grupo de dança paraguaio chamado Alma Guaraní.

J63WSNPO75FI7CINVHNNIHBRMA
Além de se destacar no acadêmico, Elizabeth também se destaca na dança paraguaia e é embaixadora da cultura guarani por meio de um grupo de dança paraguaio chamado Alma Guaraní. Foto divulgação.

 

A carreira dos seus sonhos

O grupo Alma Guaraní é referência para o Paraguai na cidade de São Paulo por participar de muitos eventos culturais e emissoras de televisão que os convidam com o objetivo de mostrar e exaltar as belezas de nosso país, bem como com a intenção de quebrar preconceitos e xenofobia, segundo a compatriota, que veste orgulhosamente sua "typoi yegua y su pollera de encajes y flores" para dançar ao som da polca paraguaia.

“Graças a Deus sempre me destaquei em sala de aula, principalmente nas disciplinas de idioma, o que era casual e interessante por ser estrangeiro. Na carreira de administração participei de um concurso de redação sobre política e ganhei o primeiro lugar em toda a universidade; Na época, ela concursava em todos os semestres de administração, incluindo todos os horários. Terminei minha graduação em 2016, consegui um emprego e lá tive a oportunidade de seguir a carreira dos meus sonhos, que é arquitetura”, disse Fleitas Rojas em entrevista a "La Nación-Nación Media".

A imigramte paraguaia sempre definiu o que realmente gostava, arquitetura e urbanismo. A arquitetura é responsável por trabalhar em edifícios independentes, enquanto o planejamento urbano é a disciplina que engloba todos os elementos de uma cidade. Entre estes podemos incluir, além de prédios, ruas, áreas verdes e o meio urbano em geral, explicou o profissional.

“Em ambas carreiras fui eleita por concurso, e na eleição de administração, quando terminou, o resultado foi unânime, a turma gritou bem alto: 'Viva o Paraguai'. Não foi fácil, mas isso me deu ainda mais satisfação, vendo que sim se pode, mas agradeço a todas as pessoas, amigos e familiares, principalmente minha mãe que sempre me deu suporte e vendo que eu consegui realizar um dos meus grandes sonhos”, comemorou.

OXKQILAP55A5DEX535RBRZUHBA
Alma Guaraní é uma referência do Paraguai em São Paulo, Brasil, o grupo participa de muitos eventos culturais e emissoras de televisão que os convidam. Foto divulgação.

 

Projetos de construção social

Atualmente, Fleitas Rojas trabalha como projetista para construções de redes de Internet para provedores da empresa de Telecom no Brasil. Entre suas aspirações profissionais, ela disse que gostaria de continuar trabalhando no setor privado, assim como em ONGs ou participar de projetos de construção de moradias sociais para famílias de baixa renda, e quer ser arquiteta urbana em tempo integral.

Ela estudou no Brasil por mérito próprio, embora não tenha tido nenhuma bolsa para desenvolver seus estudos, ela garante que há muitas oportunidades e que os jovens compatriotas devem se informar, concorrer a bolsas e realizar o sonho de estudar no exterior, para ela é uma grande satisfação poder se destacar profissionalmente no exterior e dizer que é do Paraguai. Por isso, incentiva os compatriotas a embarcar no sonho de se formar no exterior.

fonte: lanacion.com.py

VEJA TAMBÉM
artilheiro_moreno
Fé e Cultura - 197º Aniversário da Independência da Bolívia em São Paulo
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.