EL VISITANTE: Filme boliviano vence no Festival de Antalya

É o terceiro prêmio internacional conquistado pelo filme de Martín Boulocq. Foi reconhecida também em TriBeca e no encontro de Lima.

Publicado em

Por - Jorge Soruco 

La Paz 17 de outubro de 2022

O cinema boliviano continua a conquistar reconhecimento internacional em 2022. O mais recente é o prêmio de Melhor Filme concedido pelo Festival de Cinema de Antalya, na Turquia, pelo filme El Visitante, de Martín Boulocq.

oscar-bol
Martín Bolucq levanta o prêmio no Festival de Antália. Fotos: Cortesia de Martin Boulocq.

 

"Damos o prêmio mais importante para nós a "El visitante", por sua abordagem de questões sensíveis como o patriarcado e a religião, e porque o filme nos convida a contemplar e refletir sobre os paradoxos do amor dentro de uma família e sociedade fraturada", indica o resolução do júri composto por figuras de destaque do cinema mundial, como Oliver Pere (ex-diretor de Cannes e Locarno), Valdimar Jóhannsson (diretor do filme Lamb), os atores Anamaria Marinca (4 meses, 3 semanas e 2 dias) e Jean-Marc Barr (Dançando no Escuro, Dogville).

Este é o terceiro prêmio para o quarto filme do cineasta de Cochabamba. Também ganhou o prêmio de melhor roteiro no TriBeca Festival (Nova York, Estados Unidos) em junho e no Lima Film Festival em agosto. Também fez parte da seleção oficial do Festival de Cinema de Moscou.

"El visitante" é uma coprodução boliviana-uruguaia. Conta a história de um ex-presidiário, Humberto, que ganha a vida cantando em velórios. Ao mesmo tempo, ele busca reconstruir o relacionamento com a filha e reunir recursos para oferecer a ela uma vida digna. Mas ele deve enfrentar os avós da menina, influentes pastores evangélicos, que não estão dispostos a abrir mão da custódia.

O elenco é formado por Enrique Aráoz, Svet Mena, Romel Vargas, Teresa Gutiérrez e os uruguaios Cesar Troncoso e Mirella Pascual. A equipe de produção inclui Andrea Camponovo, Álvaro Ólmos, Hernán Musaluppi, Santiago López e Diego Robino. A direção de fotografia é de Germán Nocella, edição de Irene Cajías e som de Federico Moreira.

Assim como aconteceu com Utama, de Alejandro Loayza, e O Grande Movimento, de Kiro Russo, os outros grandes vencedores do cinema boliviano no ano passado, "El visitante" estreou em um evento internacional: TriBeca. Foi o primeiro filme nacional a ser exibido no festival.

Atualmente, está em turnê com exposições e festivais ao redor do mundo. Chegará às telas na Bolívia no início do ano seguinte.

Ainda há um longo caminho a percorrer antes que essa etapa termine. Mesmo depois de sua estreia comercial nos cinemas bolivianos, poderá continuar colecionando prêmios no exterior, como demonstrou El gran Movimiento, que também foi apresentado em Lima- e Utama.

O Festival Internacional de Cinema de Antalya é considerado um dos mais importantes da Turquia e um dos mais influentes na reação eurasiana. É realizado anualmente desde 1963. O prêmio de Melhor Filme é dotado de aproximadamente 140 mil dólares.

Martín Boulocq nasceu em Cochabamba em 1980. Abandonou os estudos de filosofia e comunicação social na Universidade Católica Boliviana para escrever e dirigir seu primeiro longa-metragem aos 25 anos, The Most Beautiful and My Best Years (2005), que estabeleceu ele como uma das grandes promessas do cinema nacional.

Este primeiro filme, que chegou aos festivais de San Sebastian e Locarno, foi premiado nos eventos de Guadalajara, Havana e Valdivia. Fundou a empresa CQ Films, com a qual produziu seu segundo filme, Rojo, Amarillo y Verde (2009), uma antologia de três histórias marcadas pela cor, também codirigida por Sergio Bastiani e Rodrigo Bellot.

Seu terceiro filme foi The Old Men (2011), estreou em Busan (Coreia) e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Antofagasta. Seguiu-se Eugenia, em 2017, apresentada na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Brasil. Este filme lhe rendeu o prêmio de Melhor Roteiro na seção de Longa-Metragem de Ficção Ibero-Americana da 33ª. edição do Festival de Cinema de Guadalajara.

Ele também tem vários longas-metragens em seu currículo, como Los Girasoles (2014), entre outros.

Ficha técnica

Direção
Martin Boulocq.

Roteiro
Martín Boulocq e Rodrigo Hasbún.

Fotografia
Germán Nocella.

Arte
Andrea Camponovo.

Elenco
Enrique Aráoz,
César Troncoso,
Mirella Pascual e
Svet Ailyn Mena.

fonte: paginasiete.bo

VEJA TAMBÉM
BANNER-TOP-RODAPE-OUTUBRO
Fé e Cultura - 197º Aniversário da Independência da Bolívia em São Paulo
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.