Especialistas veem necessidade de auditar BoA ​​após péssima classificação internacional

A estatal Boliviana de Aviación (BoA) foi classificada como uma das piores companhias aéreas da América do Sul, segundo classificação da Skytrax, organização internacional com sede em Londres, no Reino Unido, que realiza esse trabalho há 30 anos.

Publicado em
Especialistas veem necessidade de auditar BoA ​​após péssima classificação internacional

Publicado em 02/12/2022

Dois especialistas aeronáuticos questionaram a administração da companhia aérea e apontaram que é necessário aplicar tarefas de controle.

A classificação Skytrax foi realizada em 2020 e atualizada em 2022, segundo o site desta organização. Nela, a BoA foi premiada com duas estrelas em cinco, o que equivale a um produto ou serviço "que não cumpre os níveis de qualidade para uma operação típica do formato de companhia aérea" e quando o tratamento do staff "é pobre, inconsistente e /ou hostil".

A esse respeito, o especialista em aeronáutica Jorge Valle destacou que a BoA "merece receber uma nota baixa, pois há muitas reclamações devido a um tremendo descuido da administração". aeronaves antigas. Acho que não é exagero dar essa qualificação", disse.

Da mesma forma, Valle indicou que "é necessária uma auditoria séria", já que todos esses equívocos e reclamações contra a empresa devem ser endereçados pelo conselho de administração e pelo Ministério de Obras Públicas, o que aparentemente não acontece.

Da mesma forma, o advogado e especialista em aeronáutica Omar Durán afirmou que instituições como a Autoridade para a Regulação e Supervisão de Telecomunicações e Transportes (ATT), a Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) e a Navegação Aérea e Aeroportos da Bolívia (Naabol) devem pronunciar-se perante as contínuas reclamações de BoA sobre deficiências. "Mas eles estão calados e não dizem nada, e BoA acredita que ninguém lhe dirá nada, mas esta classificação internacional reflete a realidade. Isto é uma palmada no pulso para o gerente, Ronald Casso, e para o Ministro das Obras Públicas , Édgar Montaño", disse Duran.

Gestão política?

Ambos os especialistas concordaram em apontar que a raiz da má imagem de BoA é sua gestão política e pouco profissional, e não um orçamento baixo, como se poderia pensar.

Para o próximo ano, espera-se que a BoA seja a segunda empresa estatal com maior receita (2,713 milhões de bolivianos), depois da YPFB (46,284 milhões).

Valle lembrou que a BoA tem praticamente o monopólio dos negócios aeronáuticos no país, com a Ecojet e a Amazonas operando marginalmente.

Durán enfatizou que este setor é altamente rentável, então as falhas se devem à gestão política.

BoA desacredita a avaliação

O gerente geral da BoA, Ronald Casso, disse que a certificação da Skytrax foi feita em 2020, portanto seria uma pesquisa vencida, segundo publicação no portal Eju.

Acrescentou que esta consultora "é e tem sido questionada pela objectividade e metodologia com que realiza os seus inquéritos". Neste sentido, referiu que a estatal possui a certificação internacional IOSA, “que é a mais alta certificação para as companhias aéreas e altamente reconhecida”.

Por meio de nota, ele acrescentou que dentro da pesquisa existem companhias aéreas de natureza, caráter e condição diferentes da BoA, sejam elas de origem, administração, sustentabilidade, etc., portanto, representa uma comparação inviável.

fonte: lostiempos.com

Latam ganha como a melhor aérea da América do Sul em 2022

23/09/2022 14:36 | Rodrigo Vieira

Prêmio é do World Airline Awards da Skytrax, um dos principais da aviação global

https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/338452/c373722edf9d97dc8e1aa79571a8c046premioskytraxlatam/full/317,423,1/0/default.jpeg
Prêmio é do World Airline Awards da Skytrax, um dos principais da aviação global (AWARDS 2022)


A Latam foi eleita a melhor companhia aérea da América do Sul pelo World Airline Awards da Skytrax, um dos principais prêmios da aviação global. A companhia aérea é seguida pela Azul Linhas Aéreas, que ficou na segunda colocação do ranking. A Gol ficou em nono lugar.

O World Airlines Awards tem uma base de dados global feita com clientes das companhias aéreas. Para a edição deste ano, foram colhidas respostas de setembro de 2021 a agosto de 2022. com convites enviados aos entrevistados do ano anterior com base no banco de dados da pesquisa. A pesquisa com os clientes está disponível em inglês, francês, espanhol, russo, japonês e chinês.

Clientes de mais de 100 nacionalidades participaram do levantamento 2021/2022 com 14,32 milhões de questionários nos resultados analisados. Mais de 300 companhias aéreas estão listadas nos resultados finais.

Além da melhor companhia aérea do continente, a latam também foi reconhecida pelos passageiros com o prêmio máximo de Melhor Staff da América do Sul.

O vice-presidente de Clientes do Grupo Latam, Paulo Miranda, comemora o troféu. “Esses são prêmios que recebemos com orgulho, mas também com muita responsabilidade. Temos um profundo compromisso em oferecer um serviço de excelência, alinhado com as expectativas de nossos clientes, mas também comprometidos em tornar nosso planeta um lugar melhor para os passageiros de hoje e de amanhã. Obrigado a todas as equipes que tornaram possíveis ambos os prêmios”.

RANKING DA AMÉRICA DO SUL DO WORLD AIRLINES AWARDS

1. Latam (Brasil e Chile)
2. Azul (Brasil)
3. Sky Airline (Chile)
4. JetSmart (Chile)
5. Avianca (Colômbia)
6. Easyfly (Colômbia)
7. Aerolíneas Argentinas (Argentina)
8. Viva Air (Colômbia)
9. Gol (Brasil)
10. StarPeru (Peru)

fonte: panrotas.com.br

Latam e Azul estão no top 100 das melhores companhias aéreas do mundo em 2022

Próximos artigos

MAIS-boa001

MAIS-boa002

MAIS-boa003

VEJA TAMBÉM
Fé e Cultura - 197º Aniversário da Independência da Bolívia em São Paulo

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.