Feliz Dia da Mulher Paraguaia

Em 24 de fevereiro, comemora-se o Dia da Mulher Paraguaia em alusão à "Primeira Assembléia de Mulheres Americanas" que ocorreu na cidade de Assunção, realizada em 1867, na Plaza de Mayo. Na ocasião, mulheres da capital e do interior do país doaram suas joias para colaborar com a causa da guerra da Tríplice Aliança.

Publicado em
Feliz Dia da Mulher Paraguaia

Ainda que o fato histórico em si tenha tido diferentes interpretações, como homenagem àquelas mulheres conhecidas como "As Moradoras", a historiadora Idalia Flores de Zarza, propôs em conferência na "Academia Paraguaia de História", proferida no ano de maio de 1974 O dia 24 de fevereiro de 1867 será lembrado como o Dia da Mulher Paraguaia.

Posteriormente, a deputada radical Carmen Casco de Lara Castro, apresentou o projeto de lei pelo qual o dia 24 de fevereiro é declarado "Dia da Mulher Paraguaia". Esta Lei foi promulgada por decreto em 6 de dezembro do mesmo ano.

Feliz Dia da Mulher Paraguaia
Finalmente, em 6 de dezembro de 1974, coincidindo com a celebração das Nações Unidas do "Ano Internacional da Mulher", a lei foi unanimemente aclamada por ambas as casas do Congresso e posteriormente promulgada por decreto, no qual em seu artigo Primeiro se proclama: “O Dia da Mulher Paraguaia é declarado em 24 de fevereiro, aniversário da Primeira Assembléia Americana de Mulheres, reunida em Assunção naquele dia de 1867, com o objetivo de contribuir para a defesa do país”.

fonte: mujer.gov.py
foto: Pati Villaverde

VEJA TAMBÉM
Tele novela boliviana TE QUIERO AMOR reuniu a Chila Jatun, Matamba, Mi Viejo San Simón e Ale Pinedo
Mulher policial (GCM) pede para as imigrantes denunciar a violência contra elas

Publicidade
Ônibus com bolivianos é atingido por carreta e deixa 4 mortos e um ferido na MS-040
Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.