Geoglifos – Sacralizando o solo: O uso simbólico e prático dos geoglifos sulamericanos

Desvendando os Segredos dos Geoglifos: Uma Jornada pela Identidade e Espiritualidade Latino-Americana

Publicado em
Geoglifos – Sacralizando o solo: O uso simbólico e prático dos geoglifos sulamericanos

Publicado em 28/03/24 às 19:48

A palestra, oferece uma exploração profunda dos geoglifos, indo além de sua simples construção física para abordar sua significância cultural e espiritual nas Américas. Os geoglifos, manifestações sagradas disseminadas em todo o continente, especialmente na América do Sul, são examinados em um contexto mais amplo de identidade latino-americana pré-colombiana.

O encontro proposto neste conteúdo busca desvendar os métodos de construção dos geoglifos, destacando três regiões-chave: Peru, Brasil e Chile. Revela-se um repensar sobre a identidade latino-americana, demonstrando que práticas comuns eram compartilhadas entre povos, independentemente de suas localizações geográficas.

O conteúdo aborda diversos tópicos, desde a definição dos geoglifos e mistérios arqueológicos até a celebração da vida e da fertilidade através dessas construções. Os geoglifos do Chile e do Brasil são examinados, assim como as teorias por trás das famosas Linhas de Nasca e os rituais sagrados associados a essas criações.

Destinado a estudantes de arqueologia, história dos povos pré-colombianos e entusiastas dos mistérios arqueológicos, este material oferece um insight valioso sobre os geoglifos e sua importância na compreensão da identidade latino-americana.

O autor, Dalton Delfini Maziero, historiador e arqueólogo especializado, traz uma rica experiência em pesquisa e exploração na América Latina, oferecendo uma perspectiva única sobre o assunto. Sua vasta expertise é evidenciada por sua formação acadêmica, publicações e expedições notáveis, incluindo a primeira circunavegação a pé do Lago Titicaca em busca de sítios arqueológicos e lendas aymaras.

SERVIÇO:

Data: 25 de maio de 2024 (sábado)
Horário: 11h
Investimento: R$ 30,00
Informações: 11 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Estacionamento Gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

SAIBA MAIS: museuartesacra.org.br

VEJA TAMÉM
AMIGA GUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.