Maria Galindo Encaminha Demandas dos Imigrantes Bolivianos em SP ao Vice-ministro de Relações Exteriores da Bolívia

Galindo transmitiu na manhã de 20/02/24 os apelos da população boliviana na capital paulista ao Vice-ministro de Gestão Consular e Institucional da Bolívia, Fernando Raúl Pérez Cárdenas.

Publicado em
Maria Galindo Encaminha Demandas dos Imigrantes Bolivianos em SP ao Vice-ministro de Relações Exteriores da Bolívia

Publicado em 21/02/24 às 01:15h Atualizado em 21/02/24 às 20:25h

Motivada por seu trabalho na formação de artistas na Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada no Bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo, Maria Galindo, reconhecida ativista, feminista, artista e comunicadora social, foi ovacionada pelas ruas paulistanas e pelas instalações por onde passou. As mulheres bolivianas, em sua maioria, na capital paulista, fizeram questão de demonstrar seu afeto por Maria. Durante sua estadia na cidade de São Paulo nos meses de novembro e dezembro de 2023, Galindo recebeu uma infinidade de denúncias sobre o péssimo atendimento dos funcionários do consulado boliviano em São Paulo. O reconhecimento e apoio recebidos por Maria Galindo destacam não apenas sua influência como ativista e comunicadora, mas também a importância de sua voz na defesa dos direitos e na representação das comunidades marginalizadas.

Transmissão ao vivo

Maria assumiu um papel crucial ao transmitir na manhã de 20/02/24 os apelos da população boliviana na capital paulista ao Vice-ministro de Gestão Consular e Institucional da Bolívia, Fernando Raúl Pérez Cárdenas.

.

. Clamores de Justiça e Dignidade: As Urgentes Demandas das Famílias Bolivianas Residindo em São Paulo - SP - Brasil, Revelam uma Realidade de Desafios e Esperanças, Impulsionando Mudanças Estruturais Imediatas!

  • Substituição de Rolando Bulacios, Cônsul Geral da Bolívia em São Paulo; .
  • Mudança de endereço do Consulado Boliviano do bairro de Vila Mariana para o bairro do Brás em São Paulo; .
  • Inclusão de um(a) assistente social no Consulado Boliviano; .
  • Melhoria no atendimento, especialmente às mulheres e cidadãos em geral; .
  • Manutenção dos valores cobrados pelos serviços de documentação no Consulado em São Paulo, visando melhorar os serviços aos bolivianos; .
  • Agilização da repatriação de corpos pela estatal aérea Boliviana de Aviação BoA; .
  • Eleição do cônsul boliviano em SP pela comunidade boliviana, mediante a eleição dos melhores candidatos com as melhores propostas para a população boliviana; .
  • Redução dos valores dos serviços consulares e facilitação do pagamento, considerando que nem todos os imigrantes possuem acesso a cartões de crédito ou débito. . .

capa-GALINDO-full

.

Na ausência da Ministra de Relações Exteriores da Bolívia, Celinda Sosa Lunda, que estava em viagem ao exterior, Maria Galindo foi recebida por Fernando Raúl Pérez Cárdenas, Vice-ministro de Gestão Consular e Institucional da Bolívia, engenheiro ambiental de profissão.

Durante a reunião, o vice-ministro demonstrou um conhecimento superficial da realidade dos bolivianos que vivem em São Paulo, respondendo de forma insatisfatória às demandas apresentadas por Galindo. Sua postura desconfortável revelou a fragilidade das autoridades em relação às necessidades e à realidade dos imigrantes bolivianos no exterior.

Sem tempo para concluir a reunião, o Vice-ministro deixou abruptamente a sala do Ministério de Relações Exteriores da Bolívia, dirigindo-se a outra reunião, sem se despedir dos presentes.

. 01 .

Galindo comprometeu-se a enviar uma nota formal com as petições dos imigrantes bolivianos à Ministra Celinda Sosa Lunda, considerando o documento como um instrumento de controle social para a comunidade boliviana em São Paulo.

.
Destacou-se o erro cometido por Maria Galindo ao mencionar erroneamente o nome de Rolando Bulacios, Cônsul Boliviano em São Paulo, confundindo-o com (Eusebio Quispe Apaza). O equívoco foi esclarecido horas após a transmissão, com um vídeo de desculpas aos bolivianos em São Paulo.
“Me equivoquei com o nome do cônsul… minha fonte me informou de forma errônea. Esse pequeno erro não tira a importância do que aconteceu hoje, isso esta rebentando na chancelaria boliviana inclusive em toda a diplomacia boliviana. Um grande abraço e continuamos na luta” finalizou Galindo.

A nota foi registrada na manhã de terça-feira, 20 de fevereiro de 2024, nas instalações do Ministério de Relações Exteriores do Estado Plurinacional da Bolívia, localizado na Praça Murillo, na cidade de La Paz, Bolívia.

Vídeo: Fuerza Galindo .

VEJA TAMÉM
AMIGA

GUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.