Seminário Destaca a Luta Contra o Trabalho Escravo Contemporâneo e a Promoção do Trabalho Decente

Na tarde do dia 17 de fevereiro de 2024, o Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI), em parceria com a Rede de Promoção do Trabalho Decente, promoveu um Seminário crucial para debater e refletir sobre a problemática do trabalho escravo contemporâneo e a promoção do trabalho digno.

Publicado em
Seminário Destaca a Luta Contra o Trabalho Escravo Contemporâneo e a Promoção do Trabalho Decente

Com a participação de 100 envolvidos, entre imigrantes, refugiados e brasileiros, o evento concentrou-se em objetivos multissetoriais, explorando iniciativas tanto da sociedade civil quanto do setor governamental no combate a essa prática desumana. Além disso, foram discutidas ações destinadas à promoção de condições laborais dignas para todos.

 

ESCRAVIDAO-fotos208

.

Lançamento de Curso na modalidade - EAD

Destaque para o lançamento do curso online "Trabalho Decente é Legal!", que contará com a orientação de Antonio Alves de Almeida, Doutor em História Social e especialista em Educação pela PUC-SP. Almeida é um dos pilares na luta contra o trabalho escravo e pela promoção do trabalho digno através do CAMI e da Rede de Promoção do Trabalho Decente. Faça sua inscrição no curso (aqui).

.

0707

.

O debate contou com a presença de especialistas comprometidos com a causa:

  • Silvana Olinda Mendes: Uma voz que compartilhou a experiência do trabalho escravo doméstico e sua superação, agora empreendedora na área gastronômica e autora de um livro sobre sua jornada de vida.
  • Andréa Tertuliano de Oliveira: Procuradora do Trabalho e representante regional da CONAETE, que traz a perspectiva do Estado no combate ao trabalho escravo e na promoção do trabalho digno.
  • Reynaldo Bessa: Artista multifacetado, professor e escritor, trazendo o olhar sobre a luta contra o trabalho escravo por meio da arte.
  • Rodrigo Teruel: Assessor de projetos do programa "Escravo, nem Pensar!" da Repórter Brasil, compartilhando sua vasta experiência na erradicação do trabalho escravo. .

Tolerância e Engajamento: Uma Convergência Contra o Trabalho Escravo

O Seminário não só destacou a importância da conscientização e ação contra o trabalho escravo, mas também ressaltou a necessidade de promover um ambiente laboral justo e digno para todos os trabalhadores, independente de sua origem ou condição social. A luta continua e é um dever de todos garantir o respeito aos direitos humanos fundamentais.

.

25 Imigrantes bolivianos da linha de costura marcaram presença, demonstrando interesse e participação ativa na pauta do combate à escravidão contemporânea no estado de São Paulo. Foto - Bolívia Cultural.

.

Foi verdadeiramente inspirador reunir em um único espaço ativistas sociais de diversas nacionalidades, todos comprometidos com a luta contra o trabalho escravo. A plateia, composta por crianças, jovens e adultos, reflete o entendimento profundo de que a sociedade, formada por imigrantes e refugiados, reconhece a importância de evoluir em direção a uma sociedade mais digna. Eles repudiam veementemente essa terrível consciência desalmada do TRABALHO ESCRAVO! 2114

 

A presença diversificada e engajada demonstra que, apesar das diferenças culturais e experiências individuais, há uma unidade de propósito na luta por justiça e dignidade para todos os trabalhadores, independentemente de sua origem ou status social.

.

logo-flickr

Álbum

logo-facebook

Álbum (1) e (2).

.

Esse encontro fortalece os laços de solidariedade e reforça a determinação coletiva de erradicar essa prática abominável, promovendo um mundo onde o trabalho seja valorizado, respeitado e digno para todos os seres humanos. Juntos, estamos construindo um futuro mais justo e humano. .

VEJA TAMÉM
AMIGA

GUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.