Miguel Arcanjo vence Prêmio África Brasil

O jornalista Miguel Arcanjo venceu o 15º Prêmio África Brasil - 2021 na categoria Jornalismo, na noite desta terça (25), Dia da África.

Publicado em

O comunicador é diretor do Blog do Arcanjo, do Prêmio Arcanjo de Cultura e coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A cerimônia foi realizada em formato digital na plataforma Cultura em Casa direto do Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Organizada pelo Centro Cultural Africano, sob direção do rei nigeriano Kábíyèsí Ọba Adekunlé Aderonmu, a premiação condecorou oito personalidades que contribuem para a valorização das relações entre África e Brasil e dos afrodescendentes.

A lista de oito personalidades traz os seguintes nomes: Ivan Lima (Equidade Social), Miguel Arcanjo (Jornalismo), Luiza Helena Trajano (Ações Afirmativas), Geraldo Rufino (Empreendedorismo), Maria Auxiliadora Figueiredo (Relações Internacionais Brasil-África), Adriana Vasconcellos (Educação), Isiaka Imam (Relações Internacionais) e o governador João Doria (Gestão Pública). A noite teve apresentação da jornalista Cláudia Alexandre, produção de Rosangela Ludovico e show da cantora Paula Lima.

Em seu discurso de agradecimento, o jornalista homenageou a memória de sua avó, Oneida Maria da Silva Oliveira, a Mãe Gigi, fundadora do primeiro afoxé de Minas Gerais, o Afoxé Ilê Odara, em Belo Horizonte, em 1980. "Eu sempre desfilei ao lado dela no Carnaval, dançando o meu ijexá, muito orgulhoso da minha herança africana, como minha avó me ensinou desde pequenino, e que eu busco seguir esse caminho de valorização da negritude no jornalismo que eu faço", discursou, agradecendo ainda seus familiares e o público que acompanha seu trabalho no jornalismo cultural.

Miguel Arcanjo vence Prêmio África Brasil

Sobre Miguel Arcanjo

Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band, Gazeta, Rede TV, R7 e UOL, entre outros veículos. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo de Cultura. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Mineiro de Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. Foto: Edson Lopes Jr.

Redes
blogdoarcanjo.com
instagram.com/miguel.arcanjo
facebook.com/blogdoarcanjo
twitter.com/blog_arcanjo
bit.ly/YouTubeArcanjo

CAMI - Live América Indígena: Identidades e Resistências

Publicidade
Voltar a Ser Canção - Volverse Canción 8860

Voltar a Ser Canção - Volverse Canción

A Orientação Gratuita está disponível para qualquer pessoa acima de 14 anos de idade. Promovendo tanto a iniciação artística na linguagem quanto caminhos para quem já tem uma...

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.