Quito define sua estratégia gastronômica para 2030
Especialistas da gastronomia escolheram os pratos mais representativos da Capital do Centro do Mundo.
EXPRESO - 06.11.2022
O Conselho Metropolitano, através do Quito Turismo; a Aliança para Empreendedorismo e Inovação (AEI); representantes da indústria de alimentos e bebidas; Academia; e mídia especializada participaram de um fórum de oficinas para definir a estratégia gastronômica da cidade para o ano de 2030.
No fórum, realizado na Universidade Andina Simón Bolívar, foram analisadas as lacunas na estratégia gastronômica, a valorização da cozinha de Quito e os pratos tradicionais do Distrito Metropolitano.
Entre as lacunas identificadas está uma escassa cultura de inovação na oferta gastronómica; a limitada oferta de espaços para inovação gastronómica; a falta de pesquisas sobre a cadeia de valor na gastronomia de Quito; a insuficiência de publicações especializadas sobre a culinária equatoriana; e a falta de uso da identidade cultural como insumo para a inovação culinária.
Para superar essas lacunas, estão sendo delineadas ações para fortalecer o patrimônio alimentar e gastronômico da cidade com resultados de curto, médio e longo prazo.
Representantes da Quito Turismo, AEI e da indústria de alimentos e bebidas atuarão nessa interação. Como parte da estratégia gastronômica, foram identificados os pratos emblemáticos do Distrito Metropolitano.
As entradas mais representativas são: o apelido com torresmo e as empanadas de morocho; as sopas escolhidas são: a yaguarlocro e a batata locro; os principais pratos escolhidos são: o hornado com tortilhas, a fritada e o cabrito seco; as sobremesas que se destacam são: os pristiños, o sorvete de paila e o doce de figo; e as bebidas selecionadas são: canelazo e colada morada.
Desta forma, Quito reforça a sua oferta gastronómica com uma estratégia clara e de longo prazo, onde saberes e sabores ancestrais e propostas inovadoras visam conquistar os paladares dos turistas locais, nacionais e estrangeiros.
fonte: expreso.info
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