Quito define sua estratégia gastronômica para 2030

Especialistas da gastronomia escolheram os pratos mais representativos da Capital do Centro do Mundo.

Publicado em
Quito define sua estratégia gastronômica para 2030

EXPRESO - 06.11.2022

O Conselho Metropolitano, através do Quito Turismo; a Aliança para Empreendedorismo e Inovação (AEI); representantes da indústria de alimentos e bebidas; Academia; e mídia especializada participaram de um fórum de oficinas para definir a estratégia gastronômica da cidade para o ano de 2030.

No fórum, realizado na Universidade Andina Simón Bolívar, foram analisadas as lacunas na estratégia gastronômica, a valorização da cozinha de Quito e os pratos tradicionais do Distrito Metropolitano.

Entre as lacunas identificadas está uma escassa cultura de inovação na oferta gastronómica; a limitada oferta de espaços para inovação gastronómica; a falta de pesquisas sobre a cadeia de valor na gastronomia de Quito; a insuficiência de publicações especializadas sobre a culinária equatoriana; e a falta de uso da identidade cultural como insumo para a inovação culinária.

Para superar essas lacunas, estão sendo delineadas ações para fortalecer o patrimônio alimentar e gastronômico da cidade com resultados de curto, médio e longo prazo.

Representantes da Quito Turismo, AEI e da indústria de alimentos e bebidas atuarão nessa interação. Como parte da estratégia gastronômica, foram identificados os pratos emblemáticos do Distrito Metropolitano.

As entradas mais representativas são: o apelido com torresmo e as empanadas de morocho; as sopas escolhidas são: a yaguarlocro e a batata locro; os principais pratos escolhidos são: o hornado com tortilhas, a fritada e o cabrito seco; as sobremesas que se destacam são: os pristiños, o sorvete de paila e o doce de figo; e as bebidas selecionadas são: canelazo e colada morada.

Desta forma, Quito reforça a sua oferta gastronómica com uma estratégia clara e de longo prazo, onde saberes e sabores ancestrais e propostas inovadoras visam conquistar os paladares dos turistas locais, nacionais e estrangeiros.

fonte: expreso.info

VEJA TAMBÉM
BANNER-TOP-RODAPE-OUTUBRO
Fé e Cultura - 197º Aniversário da Independência da Bolívia em São Paulo

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.