A cholita, mulher aimará boliviana chega em figura personalizada ao universo Playmobil

A "cholita", a emblemática mulher boliviana, chegou ao universo Playmobil como figura PERSONALIZADA, exposta até abril de 2022

Publicado em
A cholita, mulher aimará boliviana chega em figura personalizada ao universo Playmobil

A história da Playmobil começou em 1970, quando o proprietário da empresa, Horst Brandstätter, pediu ao seu chefe de desenvolvimento, Hans Beck, para criar um novo sistema de brinquedos.

O projeto inicial era extremamente simples e apenas especificava alguns detalhes sobre como deveria ser.

Estas bonequinhas cativaram várias gerações durante várias décadas. Além disso, essas populares linhas de brinquedos costumam estar associadas a várias propostas e a coleção se tornou um hobby para muitos internacionalmente.

Mas nos últimos dias, um fato chamou a atenção na Bolívia e foi a chegada da “cholita”, a emblemática mulher aimará boliviana que se caracteriza por seus típicos chapéus, saias ou saias, à linha Playmobil.

Enrique Montoya, seu criador, disse à EFE em nota que é a "primeira e única figura do gênero". O autor comenta que se inspirou em nada mais e nada menos que sua bisavó.

A "cholita", mulher aimará boliviana chega em figura personalizada ao universo Playmobil
Quería crear una figura que nos represente a los paceños y a los bolivianos y me inspiré en mi bisabuela. He tenido que adaptar las partes de tres muñecos para poder crear a la ‘cholita’.
Enrique Montoya, presidente del club de coleccionistas de Playmobil de La Paz.

 

É uma figura PERSONALIZADA, ou armada, desenvolvida por Montoya, com cabelos trançados, vestido vermelho, chapéu marrom e saia verde, tem chamado a atenção de pessoas de outras partes do mundo responsáveis ​​por colecioná-las.

O Playmobil 'cholita' faz parte da terceira exposição dessas figuras em La Paz, na qual estão expostos cerca de mil bonecos e outras 5.000 peças pertencentes a quinze colecionadores de La Paz. A exposição ficará aberta até abril de 2022 no Museu Tambo Quirquincho em La Paz, Bolívia.

Aqui está a versão "cholita" Playmobil, uma grande homenagem à emblemática mulher da Bolívia, mas ainda mais, um sublime olhar de amor de seu criador para sua bisavó.

VEJA TAMBÉM

Robinho é condenado a 9 anos de prisão por estupro coletivo na Itália
Mulher policial (GCM) pede para as imigrantes denunciar a violência contra elas

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.