Assim foi a entrada DEL GRAN PODER 2022 na Bolívia

A entrada de danças folclóricas em homenagem ao "Señor Jesus del Gran Poder" estreou seu título de "Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade" concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.

Publicado em

A alegria, as manifestações de fé e a cor de milhares de dançarinos voltaram às ruas da cidade de La Paz neste sábado, quando se celebrou a maior festa religiosa andina da Bolívia, suspensa nos últimos dois anos devido à pandemia.

gran-01
Dança “La Morenada” durante o desfile anual em homenagem a “El Señor del Gran Poder” após ser suspenso por dois anos consecutivos devido às restrições do COVID-19 em La Paz, Bolívia, no sábado, 11 de junho de 2022. - (Juan Karita/Associated Press).


A entrada de danças folclóricas em homenagem ao "Señor Jesus del Gran Poder" estreou seu título de "Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade" concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.

palla-2022
Patria Mendoza Cordero da frtaernidad Llamerada San Andrés a flamante Palla da festividade "Del Gran Poder 2022".

 

minas_full
Patria Mendoza Cordero da Llamerada San Andrés a flamante Palla 2022 e Astrid Chura Montes da fraternidad Waca Tocoris Aymaras de Bolivia, a Pallita, ambas vencedoras serão parte de todas as atividades que realize a ACFGP.

 

“Vou voltar... dançar para "El Tatita" "Señor Jesus del Gran Poder". Obrigado por tudo que você me deu”, disse Carlos Gonzáles, um dançarino de 38 anos que trabalha como vendedor de eletrodomésticos.

gran-02
Dança do "Salay" no desfile anual em homenagem a "El Señor del Gran Poder" - sábado, 11 de junho de 2022. (Juan Karita/AP).


Gonzáles dançou a “dança da Morenada”, uma dança típica nascida no altiplano que se inspira no tráfico de escravos na região andina durante a colônia e cuja influência se espalhou pelo Peru, Chile, Argentina e no Brasil nas últimas décadas.

“É o alívio de muita gente. Sair dessa pandemia que levou muitos amigos... É uma alegria e uma emoção”, disse Nancy Aguilar, espectadora.

Este ano, para evitar a propagação do COVID-19, foi exigido que os mais de 60.000 bailarinos de 73 fraternidades e 4.000 músicos fossem vacinados contra a doença. Também foi instado a continuar usando as máscaras como precaução.

“Merecemos esta festa, muito mais em homenagem ao nosso Senhor que nos protegeu e nos permitiu estar vivos”, disse o prefeito Iván Arias à mídia local.

A festa religiosa movimenta a economia de muitos artesãos, músicos, vendedores, entre outros. Ao longo dos anos tornou-se um ícone cultural da cidade, mas também uma festa que mistura códigos religiosos e elementos de promoção social. Por meio da dança, as confrarias mostram o poder econômico de uma burguesia emergente com cara de mestiça, segundo especialistas.

O feriado ocorre em meio a um aumento nas infecções por coronavírus, que causaram mais de 21.000 mortes no país, segundo as autoridades.

fonte: latimes.com

A festa em devoção ao "Señor Jesus de Gran Poder"

A festa do Senhor Jesus do Grande Poder é tradicional e costumbrista da cidade de La Paz, tem sua origem na populosa Zona "Del Gran Poder", conhecida como o bairro "Ch'ijini" e é celebrada com uma extraordinária manifestação folclórica em homenagem para a imagem que é venerada no Templo da Rua Antonio Gallardo.

Antigamente a devoção à imagem, do Senhor do Grande Poder, era muito grande no povo de La Paz, às sextas-feiras de cada semana ops fieis iam ao templo das diferentes zonas da cidade de La Paz para receber a bença e milagres do padroeiro.

Em 12 de maio de 1974, foi criada a Associação de Conjuntos Folclóricos, hoje reúne os principais grupos de dança de La Paz e os mais representativos de outros departamentos da Bolívia. Com este fato, a festa "Del Gran Poder" adquire repercução nacional.

Segundo o professor José Llanos, embora a entrada "Del Gran Poder" tenha sofrido alterações ao longo dos anos, os aspectos folclóricos foram mantidos ao longo do tempo, tornando-se uma festividade nacional.

prestes
O "Prestes Mayores", Teodosia Ugarte y Antonio Riveros. Foto. Álvaro Valero.

 

VEJA TAMBÉM
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022
Chefões da feirinha da madrugada são presos
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.