Comunicação em português deve ser aprimorada entre imigrantes com a Polícia Militar no estado de SP.

A comunicação é considerado um dos problemas principais entre os imigrantes e a PM, o aprendizado do português por parte dos imigrantes ajudará a melhorar a qualidade da segurança em regiões onde existem concentrações de imigrantes hispano falantes na cidade de São Paulo.

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Iniciativas que capacitem ao imigrante no aprendizado do idioma português são fundamentais para a melhor inserção deles na sociedade brasileira.

O aprendizado da linguá portuguesa ajuda ao imigrante a distanciá-lo da violência e da dependência de terceiros para a conquista plenas dos seus direitos.

Comunicação em português deve ser aprimorada entre imigrantes com a Polícia Militar no estado de SP.
No ano de 2015 imigrantes procuraram sua qualificação no ambiente da gastronomia, realizando o curso “manipulação de alimentos” pelo sistema a distância da ANVISA - Uma vitória para imigrantes empreendedores, que fazendo uso do português conquistaram a qualificação tanto almejada, adquiriendo o conhecimento que ajudou a serem inseridos num mercado tão competitivo. A iniciativa foi do Restaurante UTAMA & BOLÍVIA CULTURAL. (Fotos - BC).

Conhecimento da língua, história e instituições do país anfitrião é indispensável para uma integração exitosa!

Soma-se, ainda, a essa mobilidade forçada a fragilidade das escolhas realizadas no percurso de migração, um processo geralmente feito em caráter de urgência e sem muito planejamento. Assim, os imigrantes chegam ao novo país em situação de vulnerabilidade social, normalmente com recursos financeiros escassos e desgastados pelo processo migratório, condição agravada ainda mais pelo rompimento dos laços familiares, linguísticos e culturais.

Ao chegarem ao país de acolhimento, esses imigrantes enfrentam dificuldades de toda ordem na tentativa de estabelecerem-se na nova sociedade: procurar moradia, conseguir trabalho, adaptar-se ao clima e à cultura local, sem contar com a questão do preconceito étnico-racial, que em algumas regiões do Brasil ainda é presente. O maior obstáculo para essa integração, no entanto, está na questão linguística, pois a grande maioria desses imigrantes chega ao Brasil com pouco ou nenhum domínio da língua portuguesa.

Assim, além de não terem apropriação do idioma, muitos não conhecem a cultura do país de acolhimento, o funcionamento dos serviços públicos, das leis trabalhistas, o que gera insegurança e medo, e, consequentemente, inibe as tentativas de interação com os brasileiros.

O aprendizado da língua portuguesa como língua de acolhimento torna-se, então, o primeiro passo para a efetiva inclusão social desses sujeitos, para a construção da cidadania e para a reconstrução da própria identidade. Tal conceito vai além da perspectiva linguística e cultural e refere-se também ao caráter emocional e subjetivo da língua e à relação conflituosa presente no contato inicial do imigrante com a sociedade de acolhimento.


Nessa concepção, apropriar-se da língua oficial do novo país possibilita ao imigrante compreender e ser compreendido, isto é, permite-lhe incluir-se no país de acolhimento, pois “um conhecimento básico da língua, história e instituições do país anfitrião é indispensável para a integração, e possibilitar que os imigrantes adquiram este conhecimento básico é essencial para uma integração exitosa”.

O ensino da língua portuguesa como língua de acolhimento, além dos conhecimentos linguísticos, deve priorizar a especificidade de seu público. A própria denominação sugere um olhar voltado ao ser humano, no sentido de “acolher” as diferenças, de respeitar as características de cada um e de valorizar sua cultura, em uma postura de empatia e alteridade.

A língua de acolhimento promove a abertura para a diferença e a diversidade no Brasil, dada pela riqueza apresentada nos cursos devido à heterogeneidade linguística e cultural dos alunos.

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